Eu estou aqui e danço para você

uma ideia de contorno entre a dança e as artes visuais em processo artístico-pedagógico com jovens da casa do teatro

Autores

  • Vitória Cortez Cohn Graduada em Letras – Francês pela Universidade de São Paulo (2014) e profissionalizante em teatro pelo Teatro-escola Célia Helena (2011). Mestre pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) (2020). É doutoranda em Pedagogia Teatral, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) (início 2022). Professora de teatro e expressão corporal para crianças e adolescentes na Casa do Teatro. Professora de Expressão Corporal no Teatro-escola Célia Helena. Coordenadora de Pós-graduação de Arte e Educação na Escola Superior de Artes Célia Helena. Trabalhou ao lado da dançarina Ivola Demange (França), da diretora de ópera Sara Erlingsdotter (Suécia), participou como atriz criadora da Cia. Zin, de teatro para bebês, da Cia. de Teatro EmVersão e do Coletivo Pele de Criação. Pesquisa a interdisciplinaridade no ensino das artes com crianças e adolescentes.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.194

Palavras-chave:

arte-educação, processo de criação, dança, artes visuais, processo artístico-pedagógico com adolescentes

Resumo

Neste artigo, tenho como objetivo central responder a seguinte questão: como a dança e as artes visuais integradas podem ser usadas como instrumentos de promoção da livre expressão de adolescentes? Para tanto, me propus a elaborar e colocar em prática diferentes exercícios e procedimentos artísticos com um grupo de adolescentes de 13 a 17 anos, alunos da Casa do Teatro. Estes procedimentos surgem, por um lado, alinhados com a metodologia de ensino da Casa do Teatro e, por outro, oriundos de pesquisa que venho desenvolvendo como educadora e artista. O texto efetiva um relato analítico do processo de criação realizado com esses jovens, na instituição Casa do Teatro, na cidade de São Paulo, que, a partir de um percurso de pesquisa e criação artística, procurou estabelecer espaço de fala e de escuta entre o grupo participante. A ênfase recai sobre a pesquisa como motor da criação, o tensionamento da relação entre presença e representação, e a abertura do processo de criação para o público, tomada como etapa relevante do processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

14/08/2023

Como Citar

Cohn, V. C. (2023). Eu estou aqui e danço para você: uma ideia de contorno entre a dança e as artes visuais em processo artístico-pedagógico com jovens da casa do teatro. Olhares, 9(1), 121–129. https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.194