Apresentação do Dossiê

Autores

  • José Ricardo Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Laura Senna Ferreira Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672536149

Resumo

Um mundo do trabalho em constante transformação desafia as Ciências Sociais e impõe novas pautas de investigação. Crises do sistema de produção capitalista nas últimas décadas, resultaram em renovados mecanismos de controle do trabalho e de organização das empresas, que passaram a se articular globalmente e em rede. A incorporação das tecnologias da informação nos processos de trabalho alterou formas clássicas de emprego assalariado, e implantou um padrão de relações baseado na flexibilidade dos processos e dos mercados de trabalho; e, em um contexto marcado por ideologias e práticas neoliberais, os Estados nacionais se aproximaram ainda mais do universo dos negócios e promoveram um verdadeiro desmonte da regulação protetora de quem trabalha. O objetivo deste dossiê é reunir um conjunto diverso de estudos sobre o mundo do trabalho e suas mudanças em diferentes partes do mundo, alertando para a necessidade de assumir novas perspectivas, de revisitar conceitos e de discutir as alterações que se colocam para os que vivem do trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Ciência Política; Professor Titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Laura Senna Ferreira, Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Doutora em Sociologia; Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. 

Referências

BIAVASCHI, M. B.; GALVÃO, A.; KREIN, J. D.; TEIXEIRA, M. O. Reforma Trabalhista. CESIT-Unicamp, São Paulo, 2017.

CARDOSO, A. Entrevista para o site Democracia e mundo do trabalho, 8/12/2014, 2014a.

CARDOSO, A. Dilemas do trabalho: sindicatos no Brasil hoje. Brasília, IPEA – Textos para discussão 1959, 2014b.

DE LA GARZA, E. Construcción de la identidad y acción colectiva entre trabajadores no clásicos como problema. In: Trabajo no clásico – Organización y acción colectiva. Cidade do Mexico: Plaza y Valdes Editores e UAM, 2011.

KREIN, J. D. Na era da terceirização, o predomínio do trabalho como ‘labor’, e não como ‘opus’18/04/2017(http://www.dmtemdebate.com. br/arodadahistoria/) Fonte: Instituto Humanitas (http://www.ihu. unisinos.br/566680apredominanciadotrabalhocomolabor naocomo- opusnaeradaterceirizacaoentrevistaespecialcomjosedarikrein)

LIMA, J. C. A sociologia das novas formas de trabalho no Brasil: olhares, temáticas e desa os. In: LIMA, J. C. (Org.). Outras Sociologias do Trabalho: exibilidades, emoções e mobilidades. São Carlos: EDUFSCar, 2013. Consultado em https://www.researchgate.net/ publication/301749129

LÚCIO, C. G. O que muda com a Reforma Trabalhista? Entrevista com Clemente Ganz Lúcio. 2017. Disponível em: Brasil (http://www. dmtemdebate.com.br/category/noticias/brasil/)

RAMALHO, J. R. Trabalho, Direitos Sociais e Sindicato na Constituição de 1988 – duas décadas de acirrada disputa política. In: OLIVEN, R. G.; RIDENTI, M. BRANDÃO, G. M. (Orgs). A Constituição de 1988 na vida brasileira, São Paulo, Hucitec, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Ramalho, J. R., & Ferreira, L. S. (2018). Apresentação do Dossiê. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 8(2), 458–468. https://doi.org/10.5902/2236672536149