Estresse em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976923485

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Estresse psicológico

Resumo

Objetivo: analisar as produções científicas sobre estresse em estudantes de enfermagem. Método: revisão integrativa, a busca foi realizada nas bases de dados BDENF, e LILACS e na biblioteca eletrônica SCIELO, com associação do descritor estudante de Enfermagem com a palavra-chave estresse. Para descrição das pesquisas selecionadas utilizou-se frequência absoluta (n), percentual (%) e a organização dos dados por similaridade. Resultados: foram selecionados e analisados 16 estudos, 37,5% referentes à estressores na vida acadêmica dos estudantes de Enfermagem, 37,5% à estratégias de enfrentamento no ambiente acadêmico e 25% aos sinais e sintomas de estresse. Os estressores estão presentes no transcorrer do curso de graduação em enfermagem e refletem na qualidade de vida, uma vez que os acadêmicos apresentam sinais e sintomas decorrentes do estresse. Conclusão: sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam proposições para minimizar o estresse com vista a tornar o ambiente acadêmico de enfermagem mais produtivo e menos desgastante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susan Bublitz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Membro do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de estudos e pesquisas “Stress, coping e burnout”. Bolsista PET.

Laura de Azevedo Guido, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem, e da linha de estudos e pesquisas "Stress, coping e burnout".

Etiane de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSM. Membro do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de estudos e pesquisas "Stress, coping e burnout". Bolsista REUNE.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Matemático. Doutor em Engenharia da Produção. Professor Associado da UFSM. Membro do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de estudos e pesquisas "Stress, coping e burnout".

Downloads

Publicado

2012-12-27

Como Citar

Bublitz, S., Guido, L. de A., Freitas, E. de O., & Lopes, L. F. D. (2012). Estresse em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 530–538. https://doi.org/10.5902/217976923485

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.