A METODOLOGIA NA PESQUISA EM JORNALISMO DIGITAL DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497739492

Palavras-chave:

Jornalismo Digital, Estado da arte, Metodologias.

Resumo

O artigo destaca as metodologias das teses de doutorado defendidas, entre 2006 e 2018, em seis Programas de Pós-graduação em Comunicação da região Sul do Brasil. Na primeira etapa desta pesquisa, fizemos um mapeamento das metodologias utilizadas nos estudos em jornalismo digital. Na segunda etapa, buscamos nos repositórios das próprias instituições citadas as teses listadas nas bases de dados da Capes. As teses foram analisadas a partir de uma ficha elaborada para verificar qual abordagem teórico-metodológica adotada, quais as principais matrizes teóricas e se apresenta uma metodologia própria para o objeto investigado. Conclui-se que as teses da região Sul adotam perspectivas multidisciplinares e desenhos teórico-metodológicos complexos para adaptar-se aos objetos de estudo do jornalismo em contexto de convergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Irene Quadros, Universidade Federal do Paraná, Curitiba

É jornalista e relações públicas formada pela UFPR, com doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna e pós-doutorado pela Universidade Pompeu Fabra. Faz parte do corpo docente do PPG em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Coordena o grupo de pesquisa JORXXI.

Mônica Panis Kaseker, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Professora de Jornalismo da UEL. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná.

Monica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do PPGCOM-UTP. Pós-doutora em Comunicação pela UERJ. Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

11-09-2020

Como Citar

Quadros, C. I., Kaseker, M. P., & Fort, M. C. (2020). A METODOLOGIA NA PESQUISA EM JORNALISMO DIGITAL DO SUL DO BRASIL. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497739492

Edição

Seção

Artigos Livres