CIENTISTAS ESPLÊNDIDOS, JORNALISTAS DESNECESSÁRIOS? AS RELAÇÕES DE PODER NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE C&T NA REGIÃO DE FRONTEIRA DO RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737772

Palavras-chave:

Jornalismo científico. Relações de poder. Fronteira.

Resumo

Este artigo trata sobre os modos pelos quais as relações de poder interferem no discurso noticioso sobre ciência e tecnologia em jornais impressos de sete cidades da região fronteiriça do Rio Grande do Sul (RS). Para entendermos como isso ocorre, baseamo-nos na metodologia da Análise do Discurso objetivando analisar a forma como a temática científica é abordada em sete jornais da região de fronteira oeste e sul do RS, publicados durante o ano de 2010. Optamos por categorizar os enunciados em formatos jornalísticos e evidenciamos a existência dos formatos indicador, roteiro, cotação e notícia, além da necessidade de denominar três novos: o colunismo social científico, o relato de curiosidade e a informação prescritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phillipp Dias Gripp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática (linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas) da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação pela mesma instituição (2016). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (2014). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, identidades e fronteiras (UFSM) e do Grupo de Pesquisa Comunicação e desenvolvimento (UFSM). Dedica-se a investigações sobre Lugares de Fala, Relações de Poder, Identidades, Análise do Discurso e Popularização Científica.

Joseline Pippi, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vinculada ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado e ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (Campus Jorge Amado, Itabuna). Foi professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa 2007-2016), tendo participado da implantação do Curso e também do Campus São Borja/RS (2006). É Bacharel em Jornalismo (2004), Mestre (2005) e Doutora (2012) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou Doutorado Sandwich junto ao Departamento de Antropologia da Universidade de Sevilha, Espanha (2010). Desenvolve pesquisa com recorte territorial centrado na Região Sul da Bahia, especialmente nas seguintes temáticas: imprensa interiorana, jornalismo especializado e estratégias comunicacionais voltadas para a extensão rural.

Downloads

Publicado

09-05-2020

Como Citar

Gripp, P. D., & Pippi, J. (2020). CIENTISTAS ESPLÊNDIDOS, JORNALISTAS DESNECESSÁRIOS? AS RELAÇÕES DE PODER NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE C&T NA REGIÃO DE FRONTEIRA DO RS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497737772

Edição

Seção

Artigos Livres