Levantamentos florísticos e sua importância para a produção de mel no Oeste Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1980509864084

Palavras-chave:

Apicultor, Diversidade, Matas ciliares, Recursos tróficos

Resumo

Os levantamentos florísticos possibilitam ao apicultor determinar a época de permanência de colmeias em determinado local por meio da determinação das floradas. Objetivou-se realizar o levantamento florístico de remanescentes de mata nativa da região e de áreas de recuperação florestal para fins de conservação e produção, com o intuito de auxiliar os apicultores locais a definirem estratégias de exploração racional e de conservação dos remanescentes florestais e áreas de reflorestamento do Oeste paranaense. O levantamento das plantas foi realizado nas Estações Experimentais (EE) de Entre Rios do Oeste (ERO) e de Marechal Cândido Rondon (MCR), ambas vinculadas à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e no Refúgio Biológico de Santa Helena (RB-SH), que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Nas EE da Unioeste, MCR e ERO, foi delimitada, para cada ponto, uma área de 20 metros x 5 metros, pelo método de parcelas de áreas fixas retangulares e realizada a coleta de cada espécie em fase reprodutiva. Para mapeamento das áreas de coleta de plantas, foram georreferenciados quatro pontos em cada estação. As coletas foram quinzenais e mensais de dezembro de 2017 a novembro de 2019. No RB-SH, o método utilizado foi o de caminhamento nas trilhas ecológicas pré-existentes no local e o levantamento foi realizado por meio de coletas quinzenais de amostras botânicas em fase reprodutiva entre os meses de agosto de 2017 a junho de 2018. Foram coletadas 173 plantas, das quais 121 foram identificadas, sendo 103 em nível de espécie, nove em nível de gênero e nove em nível de família, pertencentes a 41 famílias botânicas. O índice de Shannon-Wiener (H’) geral foi de 3,15 nats indivíduo-1, sendo os valores encontrados de 2,30 nats indivíduo-1 em MCR; 2,94 nats indivíduo-1 em ERO e 4,22 nats indivíduo-1 no RB-SH. Com relação aos índices de similaridade, o menor valor foi observado entre as áreas amostradas de RB-SH e MCR e o maior entre ERO e RB-SH. Conclui-se que as famílias botânicas Poaceae e Myrtaceae foram representativas nos méis analisados, sendo identificados nas amostras de mel de Apis mellifera os tipos polínicos Myrceugenia euosma, Urochloa arrecta, Triticum aestivum, Albizia niopoides, Avena sativa e Eugenia uniflora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Luan Tonelli, Prefeitura Municipal de Quatro Pontes, Quatro Pontes, PR

Graduado Bacharel em Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pós-graduando no curso de Nutrição de Bovinos Leiteiros e de Corte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Técnico Agrícola na Prefeitura Municipal de Quatro Pontes-PR, registro no CFTA nº 0974068594-3. Departamento de Fomento a Agricultura e Pecuária vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Regina Conceição Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Zootecnia, área de concentração em Melhoramento Genético Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é Professor Associado B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Apicultura e Certificação de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, análise e certificação de produtos apícolas (Indicação Geográfica) e de sistemas orgânicos, agroecologia, agricultura familiar, ecologia da polinização, e animais silvestres. Experiência em coordenação de projetos, orientação em Mestrado e Doutorado.

Rejane Barbosa de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, PR

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na área de Produtos Naturais pela mesma universidade. Atualmente é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando nos cursos de graduação de Licenciaturas e Ciências Biológicas e no curso de Agronomia. É docente permanente do Curso de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade da UTFPR, campus Santa Helena. Tem experiência na área de Botânica e Educação Ambiental. Atua como Ouvidora do campus Santa Helena da UTFPR e como Assessora de Avaliação Institucional.

Renato de Jesus Ribeiro, Dinâmica Distribuidora, Cascavel, PR

Graduado em Zootecnia (2013-2017) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestrando do programa de pós graduação em zootecnia (PPZ) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Trabalha em pesquisas na área de apicultura e polinização.

Seliane Roberta Chiamolera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR

Acadêmica do curso de Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Apicultura (GEPA) e é bolsista pelo projeto de extensão "Programa Paraná Mais Orgânico - Núcleo de Certificação de Produtos Orgânicos (NACERTO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Também atua como voluntária na Empresa Júnior dos Estudantes de Zootecnia (EJEZ) - Marechal Cândido Rondon, com o cargo de Diretora Administrativa e atuou na Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (APEZ), com o cargo de Diretora de Comunicação.

Referências

ALCOFORADO-FILHO, F. G. Caatinga: florística, manejo e sustentabilidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 49., Salvador. Resumos [...]. Salvador: UFBA; SBB, 1998. p. 437-438.

BARRELLA, W. et al. As relações entre as matas ciliares, os rios e os peixes. In: RODRIGUES, R. R.; LEITÃO FILHO, H. F. (org.). Matas Ciliares: Conservação e recuperação. São Paulo: EDUSP, 2000. p. 187-207.

CAMARGO, S. C. et al. Implementation of a geographic information system (GIS) for the planning of beekeeping in the West region of Paraná. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 86, n. 2, p. 955-971, 2014.

CARVALHO, C. A. L.; MARCHINI, L. C.; ROS, P. B. Fontes de pólen utilizadas por Apis mellifera L. e algumas espécies de Trigonini (Apidae) em Piracicaba (SP). Bragantia, Campinas, v. 58, p. 49-56, 1999.

CULLEN, J. R. L.; RUDRAN, R. Transectos Lineares na Estimativa de densidade de mamíferos e aves de médio e grande porte. In: CULLEN, J. R. L.; RUDRAN, R. Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo de vida silvestre. Curitiba: Ed. da UFPR; Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2003. p. 169-179.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro: Embrapa solos, 2006. 412 p.

FIDALGO, O.; BONINI, V. L. R. (coord.). Técnicas de coleta, preservação e herborização de material botânico. São Paulo: Instituto de Botânica, 1989. 62 p.

FORESTO, E. B. Levantamento florístico dos estratos arbustivo e arbóreo de uma mata de galeria em meio a campos rupestres no Parque Estadual do Rio Preto, São Gonçalo do Rio Preto, MG. 2008. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FREITAS, B. M.; NUNES-SILVA, P. Polinização agrícola e sua importância no Brasil. In: IMPERATRIZ-FONSECA, V. et al. (ed.). Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais. São Paulo: EDUSP, 2012. p. 103-118.

GARCIA, R. C. et al. Flora apícola em fragmentos de mata ciliar no município de Marechal Cândido Rondon-PR. Scientia Agraria Paranaensis, Acrelândia, v. 7, n. 1, 2008.

HUBÁLEK, Z. Measures of species diversity in ecology: an evaluation. Folia Zoologica, Prague, v. 49, n. 4, p. 241-260, 2000.

IBGE. Produção da Pecuária Municipal (PPM). Rio de Janeiro, 2019. v. 44. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/9107-producao-da-pecuariamunicipal.html?edicao=25474&t=resultados. Acesso em: 19 abr. 2021.

IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; DE JONG, D.; SARAIVA, A. M. (ed.). Bees as Pollinators in Brazil: assessing the status and suggesting the best practices. Ribeirão Preto: Holos, 2006. 114 p.

INPI. Indicações geográficas. Revista da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, n. 2426, jul. 2017.

INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ. Lista de espécies exóticas invasoras do Paraná, Portaria 125. Curitiba, 2009.

ITAIPU BINACIONAL. Cenário local - A Bacia do Paraná 3 – Cultivando Água boa. [S. l.], 2009. Disponível em: http://www.cultivandoaguaboa.com.br/o-programa/cenario-local-a-bacia-do-parana-3. Acesso em: 20 set. 2020.

KÖEPPEN, W. Climatologia, com um estúdio de los climas de la tierra. México: FCE, 1948.

LANGE, C. E. Soja: uma história de sucesso. In: BARBIERI, R. L.; STUNPF, E. R. (ed.). Origem e evolução das plantas cultivadas. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008. p. 253-265.

MAACK, R. Geografia física do Estado do Paraná. 3. ed. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2002. 440 p.

MAGURRAN, A. E. Ecological diversity and its measurement. Princeton: [s. n.], 1988. 179 p.

MARCHINI, L. C.; SODRÉ, G. S.; MORETI, A. C. Mel brasileiro: composição e normas. Ribeirão Preto: [s. n.], 2004. 111 p.

MENDONÇA, K. et al. Plantas apícolas de importância para Apis mellifera L. (Hymenoptera: Apidae) em fragmento de Cerrado em Itirapina, SP. Neotropical Entomology, Londrina, v. 37, p. 513-521, 2008.

MORAES, F. J. et al. Pollen analysis of honey samples produced in the counties of Santa Helena and Terra Roxa, Western Region of Paraná, Southern Brazil. Sociobiology, [s. l.], v. 66, n. 2, p. 327-338, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.13102/sociobiology.v66i2.3680

MOREIRA, A. S. Apicultura. 2. ed. Campinas: CATI, 1996.

MUELLER, C. C. Gestão de matas ciliares. In: LOPES, I. V. (org.). Gestão Ambiental no Brasil: experiência e sucesso. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 185-214.

OSTROVSKI, D. Itaipu Binacional: implantação, reflexos socioambientais e territoriais. Revista Percurso, [s. l.], v. 6, p. 3-26. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/revpercurso.v6i2.23290

PIELOU, E. C. Ecological diversity. New York: John Willey, 1975. 165 p.

REZENDE, A. V. Importância das matas de galeria: manutenção e recuperação. In: RIBEIRO, J. F. (ed.). Cerrado: matas de galeria. Planaltina: Embrapa-CPAC, 1998. p. 1-15.

ROCHA, K. L.; AHLERT, A.; CARNIATTO, I. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) como espaço privilegiado para a educação ambiental. Revbea, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 10-24, 2017.

SAKURAGUI, C. M. et al. Bee flora of insular ecosystem in Southern Brazil. Journal of the Botanical Research Institute of Texas, Forth Worth, v. 5, n. 1, p. 311-319, 2011.

SANTA HELENA (PR). Portal da cidade. Santa Helena, 2021. Disponível em: https://santahelena.portaldacidade.com/fotos-de-santa%20helena-pr#gallery-11. Acesso em: 07 maio 2021.

SCHLINDWEIN, C.; BAUERMANN, B.; SHIKIDA, P. Evolução dos indicadores de desenvolvimento socioeconômico nos municípios paranaenses que recebem royalties da Itaipu Binacional. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 6, n. 361, p. 361-375, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/urbe.06.003.AC06

SEKINE, E. S. et al. Melliferous flora and pollen characterization of honey samples of Apis mellifera L., 1758 in apiaries in the counties of Ubiratã and Nova Aurora, PR. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 85, p. 307-326, 2013.

SILVEIRA-NETO, S.; NAKANO, O.; BAHIARBIN, D. Manual de ecologia dos insetos. São Paulo: Agronômica Ceres, 1976. 419 p.

SLAA, E. J.; MALAGODI-BRAGA, K. S.; HOFSTEDE, F. E. Stingless bees in applied polination: practice and perspectives. Apidologie, Versailles, v. 37, p. 293-315, 2006.

VENTURIERI, G. C. et al. Meliponicultura no Brasil: situação atual e perspectivas futuras. In: IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. et al. (org.). Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais. São Paulo: EDUSP, 2012. p. 213-236.

WITTER, S. et al. As abelhas e a agricultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014. 143 p. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs. Acesso em: 07 maio 2021.

Downloads

Publicado

25-03-2022

Como Citar

Tonelli, L. L., Garcia, R. C., Oliveira, R. B. de, Ribeiro, R. de J., & Chiamolera, S. R. (2022). Levantamentos florísticos e sua importância para a produção de mel no Oeste Paranaense. Ciência Florestal, 32(1), 417–450. https://doi.org/10.5902/1980509864084

Edição

Seção

Artigos