Ensino da Física utilizando libreoffice calc

  • Argemiro M. Bastos IFAP
  • Tales B. Marcello IFAP

Resumo


Como exemplo de aplicação de ferramentas tecnológicas aplicadas ao ensino, foi desenvolvido um projeto de modelagem educativa que propõe o uso do software LibreOffice Calc como minimizador das dificuldades de aprendizagem e auxiliar no repasse de informações pelo professor. O projeto consistiu de aplicação de questionários diagnósticos, no Instituto Federal do Amapá - campus Macapá no ano de 2013, e posterior elaboração de atividades de modelagem, tendo como objeto os temas de Física que apresentam maior dificuldade de aprendizagem pelos alunos.

Referências

ABÉLLON, Marcos. Educando através da tecnologia. Disponível no endereço eletrônico: <http://www.q2l.com.br/questions_to_learn_educando_atraves_da_tecnologia.html>. Acessado dia 15 de dez. de 2013 às 14 horas e 57 minutos.

DA SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Inclusão digital, software livre e globalização contra hegemônica. In: Software Livre e Inclusão Digital. Organizadores: Sergio Amadeu de Silveira e Joao Cassino, São Paulo: Conrad 7, 2003.

LIGUORI, Laura M. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997.

OLIVEIRA, Elvis. O Software Livre dos Brasileiros: BrOffice.org. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Vol. 1. No. 1. 2012.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
BASTOS, Argemiro M.; MARCELLO, Tales B.. Ensino da Física utilizando libreoffice calc. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 165-169. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.165.