Projeto Financiado
Instituto de Ciências Moleculares
Institute of Molecular Sciences
Detalhes
Referência
LA/P/0056/2020
LA/P/0056/2020
Data de Início do Projeto
2021-01-01
2021-01-01
Data de Fim do Projeto
2025-12-31
2025-12-31
Área Científica
Ciências exatas e naturais
Ciências exatas e naturais
Programa de Financiamento
6817 - DCRRNI ID
6817 - DCRRNI ID
Resumo
As três unidades do IMS (CQE, CQE e CIQUP) desenvolvem a sua actividade científica na área da Química. Ao contrário de outros modelos de I&D focados num aspecto concreto das ciências químicas, as unidades do IMS estão envolvidas numa grande diversidade de sub-áreas que vão desde processos em moléculas isoladas a materiais funcionais, da química fina a matérias primas de base, do ambiente à saúde, da investigação fundamental à investigação aplicada, da consciência pública das ciências químicas à sua comunicação.
Em termos de inovação, o objectivo principal do IMS é fornecer ao nosso país as ferramentas de base molecular necessáriaspara resolver de forma integrada e multidisciplinar diversos desafios societais urgentes, em horizontes temporais balizados por períodos de 5 e 10 anos. Para realizar tal objectivo, as várias actividades científicas foram associadas a cinco linhas temáticas.
As cinco linhas temáticas do IMS são: MATsoft (Materiais funcionais e soft matter); MEDlife (Química medicinal, biológica e biofísica para a saúde); H2Oenv (Tecnologias para a água, o ambiente e a energia); SYNcat (Síntese, catálise e processos químicos); e CHEMfocus (Fundamentos e percepções). Os diferentes tópicos contidos nas LTs são parte essencial dos roteiros estratégicos da agenda 2050 da União Europeia.
Todas as linhas temáticas irão explorar diversos tipos de problema segundo um encadeamento comum que é iniciado pela concepção, modelação e síntese de novas moléculas e materiais que podem ser depois aplicados em processos que contribuam para acções a nível de um melhor ambiente, fontes de energia sustentáveis ou uma vida mais saudável. As TLs reflectem também a vocação do IMS para desenvolver um conceito desde um nível de desenvolvimento tecnológico baixo até à sua validação em ambiente industrial.
A inovação no IMS é acompanhada por outros objectivos alinhados com políticas públicas, nomeadamente transferência de tecnologia, internacionalização, e formação avançada e promoção de carreiras de recursos humanos. O novo financiamento complementar atribuído ao LA será usado para manter e desenvolver o seu nível de excelência científica e expandir o seu desempenho em termos de diversificação e internacionalização de financiamento, através de uma política de recrutamento de RH capaz de atrair os melhores para carreiras científicas próprias e profissionais em áreas chave para o IMS.
Instituições
Instituições Principais
- Universidade de Lisboa Centro de Química Estrutural (CQE)
- Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID)
Outras Instituições
- Universidade do Porto Centro de Investigação em Química (CIQ)
- FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (Fciências.ID)
- Universidade de Coimbra (UC)
- Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências (FCUL)
- Universidade de Coimbra Centro de Química de Coimbra (CCC)
- Universidade do Porto Faculdade de Ciências (FCUP)
Financiamento
Financiador
País
Data Início
Data Fim
Valor
Financiador: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
País: Portugal
Data Início:
2022-01-01
Data Fim:
2024-12-31
Valor: 1.209.870,00 €