A Economia das imagens

uma análise do lugar das imagens no capitalismo e os efeitos de sua dinâmica nos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p7

Resumo

A partir do modelo conceitual proposto pelo projeto filosófico de Slavoj Zizek, caracterizado pela articulação entre três linhas de força (filosofia, psicanálise e pensamento político), o trabalho buscou operar uma metodologia orientada pelos seguintes eixos conceituais: teoria da imagem, filosofia e psicanálise. A relação entre imagem e capitalismo encontra-se consolidada na sociedade do consumo, uma vez que os imperativos de gozo são veiculados por modalidades contemporâneas de imagem. Nesse contexto, a possibilidade de aproximação entre a forma mercadoria e a imagem é favorecida pela natureza subjetiva, normativa e instrumental dessas imagens, que compõem uma economia que produz uma forma de vida específica num mundo imagético. A eficácia desse processo se deve à sua adequabilidade ao ritmo de autovalorização conformativa do Capital e sua compulsão pela produção e consumo contínuo de imagens. Enquanto os imperativos de gozo incitam a uma sujeição disciplinar através do fluxo indeterminado de enunciados e objetos, a sociedade atua na produção do valor das imagens, elevadas através da inclusão do próprio sujeito na imagem. Os efeitos dessa dinâmica caracterizam-se por uma espécie de bloqueio na capacidade dos sujeitos de narrarem suas experiências de sofrimento, uma vez que o empuxo imagético e repressivo da sociedade ocasionaria déficit na qualidade narrativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Micael Arruda Correia, Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília e formado em Psicologia pela Universidade Evangélica de Goiás. Tem experiência na área clínica, com ênfase em Psicanálise (Freud e Lacan), e desenvolve interesse nos seguintes temas: teoria social da clínica, ética da psicanálise, neomaterialismos, tragédia grega e filosofia contemporânea. Também possui experiência em pesquisa na área de História da Educação.

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Correia, M. A. (2023). A Economia das imagens: uma análise do lugar das imagens no capitalismo e os efeitos de sua dinâmica nos sujeitos. Domínios Da Imagem, 17(32), 7–37. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p7

Edição

Seção

Artigos gerais