As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p113

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais Móveis, Letramento Visual, PicsArt.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a utilização das tecnologias digitais móveis e de seus aplicativos (apps) nas práticas de sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido em uma escola pública do estado de Sergipe. Com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos elementos multimodais presentes no gênero capa de revista, a proposta didático-pedagógica partiu de atividades realizadas com o smartphone, de modo a fomentar e desenvolver o letramento visual. Para o alcance dos resultados, fora utilizado o aplicativo PicsArt, o qual permitiu a apropriação dos alunos diante dos elementos que compõem as capas de revista e seus sentidos. Tendo adotado como método científico o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, a pesquisa, além de abordar e analisar a experiência, sinaliza também os desafios enfrentados ao se inserir tais recursos no contexto educacional, bem como as possibilidades e importância de se trabalhar as múltiplas linguagens por meio das tecnologias digitais móveis e de seus apps.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Ages; em Docência e Tutoria em Educação a Distância, pela Universidade Tiradentes; e em Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio. Exerceu o cargo de Diretora (2006/2008) e Coordenadora de Ensino (2009). Atuou também como professora do Ensino Médio da rede CNEC no município de Tobias Barreto (1995-2010) e como tutora no polo de Apoio Presencial da Universidade Tiradentes em Tobias Barreto-SE (2006-2014). Atualmente é professora das redes Estadual, no Ensino Médio, e Municipal, no Ensino Fundamental Final, em Tobias Barreto. Técnica Pedagógica na SME-TB, atuando como coordenadora de Língua Portuguesa e formadora de professores. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais - Ecult(UFS/CNPq). Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Atuou como coordenadora do Programa Um Computador por Aluno/UFS/MEC (2010- 2012). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI); Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/líder), do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEASE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação Tecnológica, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aplicativos Educacionais, Metodologias Ativas, Educação Ambiental e Formação de Professores

Derli Machado de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Estudos da linguagem, àrea de concentração LinguÍstica Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - (2010). Graduado em Letras Portugues/Ingles pela Universidade Tiradentes (2005). Atuou como professor do Curso de Letras da Universidade Federal de Sergipe como professor substituto; professor dos Cursos de Especialização em Letras da FAMA(Faculdade Amadeus-SE) e da Faculdade Atlântico. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna , Produção e recepção de texto; Língua portuguesa; Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística, linguística aplicada, sociolinguística, psicolinguística e teorias contemporãneas do discurso. Atualmente é professor efetivo na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Referências

ABAR, Celina A. A. P.; BARBOSA, L. M. . Webquest: um desafio para o professor. São Paulo, Avercamp, 2008.

AQUINO, L. D. de; SOUZA, Medianeira. A multimodalidade no gênero Blog. In: Almeida, D. B. L. de (Org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB. 2008.

ARAÚJO, J. C.; COSTA, Nonato. Momentos interativos de um chat aberto: A composição do gênero. In: RODIGUES-JUNIOR et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

BAMFORD, Anne. The visual literacy white paper. Disponível em: http://wwwimages.adobe.com/content/dam/Adobe/en/education/pdfs/visual-literacy-wp.pdf, Acesso em 10 abr 2015.

BARRAL, G. L. L. . Liga esse celular! Pesquisa e produção audiovisual em sala de aula. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 6, Vol. 12, 2012.

BRAGA, D. B.. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de reflexão social crítica. In: RODIGUES-JUNIOR et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

COSTA, C. . Educação, imagem e mídias. São Paulo: Editora Cortez. 2013

DIONISIO, A. P.. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M. ; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S.. Gêneros Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

__________. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZAKA, B.; BRITO, K.S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005.

FERNANDES, José David Campos; ALMEIDA, Barbosa Lins de Almeida. Revisando a Gramática Visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, Daniele Barbosa Lins de (Org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora FPB, 2008.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. . Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge,1996.

MENDONÇA, M. ; CAVALCANTE, M. C. B. O trabalho com gêneros por meio de projeto. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. Diversidade textual – os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MOREIRA, M. A. ; MASINI, E. A. F. S.. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

OLIVEIRA, C. A.; MERCADO, L. P. L. Ensino de matemática: utilizando o aplicativo QR code no contexto das tecnologias móveis. In: Couto, E.; PORTO, C.; SANTOS, E. . App-Learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016.

OTTONI, Maria Aparecida Resende; LIMA, Maria Cecília. Discursos, identidades e letramentos. São Paulo: Cortez, 2014.

OUVERNEY, Jamylle Rebouças. A mulher retrata em comerciais de cerveja: venda de mulheres ou de bebida?In: ALMEIDA, Daniele Barbosa Lins de (Org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.

PEREIRA, J. T. L.; LUCENA, S.. A produção de memes com smartphone: outras formas de aprender na educação básica. In: SANTOS, E.; PORTO, C. (org). App-education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador EDUFBA, 2019.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto alegre: Artmed, 1998.

SONEGO, A. H.; BEHAR, P. M-learning: reflexões e perspectivas com o uso de aplicativo educacionais. In: SANCHEZ, J. (ed.) Nuevas ideias em informática Educativa: MEMÓRIAS XVII Congresso Internacional de Informática Educativa, TISE. Santiago: Universidad do Chile, 2015.

SOUZA, S. C. T. de. As formas de interação na internet e suas implicações para o ensino de língua materna. In: RODIGUES-JUNIOR et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

SPENGLER, M. L. P.. Leitura no livro de imagem: um passeio de “ida e volta” pelo livro de Juarez Machado. Dissertação de Mestrado em Ciências da Linguagem. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2010.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-11, fev. 2003. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/marie_reusabilidade.pdf. Acesso em: 15 mar. 2015.

Publicado

2020-07-27

Como Citar

SANTOS, S. V. C. de A.; FERRETE, A. A. S. S.; DE OLIVEIRA, D. M. As Tecnologias Digitais Móveis no processo de letramento visual: uma experiência com o app PicsArt. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 113–132, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40887. Acesso em: 30 abr. 2024.