A implantação do Sistema Único de Assistência Social em Ourinhos/SP: a contribuição do Serviço Social

Autores

  • Roberta Stopa Pontifícia Universidade Católica PUC/SP
  • Patrícia Soraya Mustafa Universidade Estadual Paulista Unesp - campus Franca

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p152

Palavras-chave:

Política pública. Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social. Serviço Social. Ourinhos/SP

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da implantação do SUAS em Ourinhos/SP e o trabalho do Serviço Social nesse processo. Entre os avanços na política de assistência social, no campo legal, estão a aprovação da Política Nacional de Assistência Social de 2004 (PNAS) e do SUAS/2005, ainda que suscitem análises mais pormenorizadas e de cunho crítico. O Serviço Social como profissão historicamente associada ao campo das políticas sociais contribuiu para a garantia da assistência social, e em Ourinhos/SP isso não foi diferente, haja vista que a implantação e a implementação dessa política teve e tem a contribuição dos/as assistentes sociais. Constata-se que, apesar dos limites postos pela ideologia neoliberal, a política de assistência social obtém resultados e se configura cada vez mais como um espaço privilegiado de atuação para o/a assistente social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Stopa, Pontifícia Universidade Católica PUC/SP

Assistente social, trabalha no INSS Agência de Ourinhos. Mestre em Serviço Social pela Unesp campus Franca e discente do programa de pós-graduação doutorado em Serviço Social na PUC/SP.

Patrícia Soraya Mustafa, Universidade Estadual Paulista Unesp - campus Franca

Assistente social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela Unesp, campus Franca. Docente do curso de Serviço Social e do programa de pós-graduação em Serviço Social da Unesp

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

STOPA, R.; MUSTAFA, P. S. A implantação do Sistema Único de Assistência Social em Ourinhos/SP: a contribuição do Serviço Social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 152–174, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v15n2p152. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/14150. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos