MANIFESTAÇÃO TARDIA DO GVHD ORAL CRÔNICO

Autores

  • Paulo Sérgio da Silva Santos Departamento de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo / SP – Brasil.
  • Fábio Luiz Coracin Departamento de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo / SP – Brasil.
  • Fábio Daumas Nunes Departamento de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo / SP – Brasil.
  • Marina Gallottini Magalhães Departamento de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – São Paulo / SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v11i3.303

Palavras-chave:

Rejeição de Enxerto, Doenças Orais, Transplante de Medula Óssea

Resumo

Doença crônica do enxerto contra o hospedeiro é a principal complicação tardia após Transplante de células-tronco hematopoieticas (TCTH) alogênico e a principal causa de morbidade e perda da qualidade de vida em longo prazo dos sobreviventes de TCTH. Envolvimento oral ocorre em cerca de 53% - 70% nos receptores de medula óssea e de células-tronco de sangue periférico, respectivamente. Relatamos um caso de início tardio de GVHD oral crônico e discutimos o papel dos prestadores de cuidados de saúde oral no diagnóstico precoce e manejo da doença. Além disso, o desenvolvimento de GVHDc oral, quatro anos após o transplante, coincidindo com a retirada da imunossupressão é mais incomum e mostra a importância de acompanhar o envolvimento da cavidade oral após o transplante alogênico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Como Citar

Santos, P. S. da S., Coracin, F. L., Nunes, F. D., & Magalhães, M. G. (2008). MANIFESTAÇÃO TARDIA DO GVHD ORAL CRÔNICO. Brazilian Journal of Transplantation, 11(3), 972–975. https://doi.org/10.53855/bjt.v11i3.303

Edição

Seção

Relato de Caso