A profecia da vida e da insurreição no vale da morte

Uma leitura da pandemia a partir de Ezequiel 37

Autores

  • Marcelo Barros Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT)

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.46

Palavras-chave:

Ezequiel 37, Pandemia, Profecia

Resumo

O presente texto se constitui em uma perspectiva de reflexão que contempla profecia e pandemia no contexto atual. A pertinência da reflexão está em reinterpretar a profecia de Ezequiel 37, considerando a realidade pandêmica e o descaso com a vida humana. A dimensão dos “ossos secos” recoloca a perspectiva bíblica no chão da vida e confere à realidade de morte densidade teológica. A profecia de Ezequiel reforça que os ossos estão mais do que secos: bem ressequidos. Assim estava a vida do povo e aí a pergunta será que esses ossos poderão reviver? O objetivo é relacionar pandemia com a profecia, no sentido de retomar o fato de que viver a fé e a espiritualidade judaico-cristã significa ouvir uma Palavra em situação de exílio como aconteceu com Ezequiel e a responsabilidade do profeta é viver esta palavra e ser capaz de comunicá-la pela vida aos seus irmãos e irmãs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Barros, Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT)

É monge beneditino e presbítero, teólogo e biblista. Durante oito anos foi secretário do arcebispo Dom Hélder Câmara para as relações com as outras Igrejas e religiões. Foi professor de Sagrada Escritura (Antigo Testamento) do Seminário Teológico da Arquidiocese de Goiânia de 1979 a 1984 e professor de Liturgia no Curso de Especialização de Liturgia da Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo de 1979 a 1987. É professor convidado do CESEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Pastoral) em São Paulo e de diversos organismos pastorais e ecumênicos em toda a América Latina. É assessor nacional das Comunidades Eclesiais de Base e da Comissão Pastoral da Terra. Atualmente é secretário latino-americano da Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT) e um dos três teólogos que compõem a Comissão Teológica da ASETT e desenvolve uma pesquisa sobre a relação entre Teologia da Libertação e Teologia do Pluralismo Religioso. Publicou 45 livros de Exegese Bíblica, Teologia Ecumênica, Liturgia e Espiritualidade, além de colaborar com várias obras coletivas.

Referências

FARHID, Daniel, (rabino). Haftarah do ShabbathHolHamoed de Pesah. Homilia publicada em uma sinagoga de Paris, divulgada na internet, 21 abril 2014.

FRANCESCO Papa. La vita dopo la pandemia. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2020.

FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.

HABTU, Tewolddemedhin. Ezequiel. In: ADEYEMO, Tokunboh, (editor geral). Comentário Bíblico Africano. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.

MAERTENS, Thierry e FRISQUE, J. Guia da Assembleia Cristã. Petrópolis: Vozes, 1970.

O’Murchu, Diarmuid. Orizzonti dello Spirito nel XXI secolo. In: A cura di FANTI, Claudia e VIGIL, José Maria. Il Cosmo come rivelazione: Una nuova storia sacra per l’umanità. Verona: Gabrielle Editori, 2018.

RED DEL BUEN VIVIR, (BROWN, Laura; BURGESS, Sarah y Comité Editorial). Eterno Deseo, Reflexiones para una eco-espiritualidad. Santiago de Chile: Ed. Com-spirando, 2011.

SCHOKEL, Alonso e SICRE DIAZ, J. L. Profeta II, (Grande Comentário Bíblico). São Paulo: Paulus, 2011, 3.ed.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Barros, M. . (2021). A profecia da vida e da insurreição no vale da morte: Uma leitura da pandemia a partir de Ezequiel 37. Revista Teopráxis, 38(130), 86–94. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.46