Abordagens fisioterapêuticas na síndrome de Guillain-Barré: uma revisão integrativa

Palavras-chave: Síndrome de Guillain-Barré, Reabilitação, Funcionalidade, Fisioterapia

Resumo

Objetivo: verificar os efeitos de técnicas e métodos de reabilitação físico-funcional em indivíduos com sequelas crônicas após Síndrome de Guillain-Barré. Metodologia: foi realizada uma revisão integrativa, com base em artigos eletrônicos de revisão sistemática, ensaios clínicos, relatos e estudos de caso publicados entre 2010 e 2020 nos bancos de dados Google Scholar, SciELO, PEDro e PubMed. Resultados: os métodos e técnicas utilizados foram BadRagaz, Watsu, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP), método Bobath, exercícios de Frenkele reabilitação de alta e baixa intensidade. Os estudos mostraram melhora do tônus e força muscular, coordenação motora, propriocepção, amplitude de movimento, marcha, equilíbrio, qualidade de vida e funcionalidade dos participantes de acordo com o objetivo e variável de cada pesquisa. Considerações finais: a cinesioterapia promove readequação do tônus muscular; exercícios de Frenkel auxiliam na coordenação motora e propriocepção; Bobath e FNP ajudam na força muscular, amplitude de movimento, marcha e equilíbrio e BadRagaz e Watsu promovem ganhos funcionais.

Biografia do Autor

Isabela Coelho Batista, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), São José dos Campos - SP
Pós-graduada em Neurologia Funcional pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), São José dos Campos - SP. Fisioterapeuta do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM),  
Juliana Oliveira de Souza, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), São José dos Campos - SP.
Mestranda em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), São José dos Campos - SP. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga - MG.
Lauane Pereira Cardoso, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa - RJ.
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa - RJ. Instrutora de Pilates em Psicocenter, Porto Real - RJ.
Sergio Takeshi Tatsukawa de Freitas, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
Doutor em Engenharia Biomédica, Coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Neurologia Funcional e Docente da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Fisioterapeuta e proprietário do Instituto Vivaz de Reabilitação Neuromuscular, São José dos Campos - SP.
Priscila de Oliveira Januário, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo - SP
Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo - SP. Docente do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa - RJ.
Ariela Torres Cruz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo - SP
Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo - SP. Docente do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa - RJ.
Publicado
2021-12-19
Como Citar
BATISTA, I.; DE SOUZA, J.; CARDOSO, L.; DE FREITAS, S.; JANUÁRIO, P.; CRUZ, A. Abordagens fisioterapêuticas na síndrome de Guillain-Barré: uma revisão integrativa. Revista Científica do UBM, n. n.46, p. 99-111, 19 dez. 2021.
Seção
Artigos