O estado da arte das pesquisas sobre bandas de música no Brasil

uma revisão sistemática integrativa das produções acadêmicas, entre 2009 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.73681

Palavras-chave:

Banda de música, banda sinfônica, fanfarras, banda marcial, ensino coletivo

Resumo

Este artigo apresenta estudo sistemático do estado da arte das produções acadêmicas relacionadas às bandas de música no Brasil. Um protocolo de revisão sistemática integrativa foi elaborado e implementado na execução da pesquisa. O escopo sobre o qual incidiu a revisão sistemática integrativa considerou apenas teses, dissertações e artigos, publicados e indexados no Brasil, entre 2009 e 2020. Foram encontrados e categorizados 186 trabalhos. Os dados obtidos foram analisados e discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Lucas , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil, edu.trumpet@gmail.com

Atulamente é professor e maestro no projeto social  Vale Música. Atuou como professor na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), foi responsável pela coordenação do núcleo de Música Popular da FAMES e do Projeto Orquestra de Violões nas escolas Estaduais do Espírito Santo. É aluno do doutorado em Música do PPGM da UNIRIO, sob a orientação do prof. Dr. Clifford Hill Korman e do prof. Dr. Fabiano Araújo. Concluiu o Mestrado em Música, pela UFRJ, na área de Práticas Interpretativas, com orientação da profª. Drª Maria José Chevitarese, é pós-graduado em educação musical pelo CESAP, é técnico em fabricação e manutenção de instrumentos musicais pela Escola Gomes Cardim (SEDU), concluiu o curso de Bacharelado em Música com habilitação em Trompete pela FAMES. Participou de cursos com os maestros Marcelo Jardim, Dario Sotelo, Ricardo Rocha, Mônica Giardini, Sanny Souza e Matthew George. É maestro da FAMES Jazz Band, Banda Sinfônica Vale Música e da Vale Música Jazz Band, grupos que vêm se destacando no cenário musical capixaba, com concertos que abrangem a música de concerto e a música popular. Criador e maestro do grupo A Maravilhosa & Mágica Orquestra de Rua (AMMOR). 

Paula Galama , Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), VItória, Espírio Santo, Brasil, paula.galama@fames.es.gov.br

Paula Galama é Doutora em Música com ênfase em performance pela University of Kentucky, EUA e Mestre em Música pela UFRJ.  Em sua carreira solo e de câmera, tem se apresentado no Brasil, Estados Unidos, China e Argentina, em concertos com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo, Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo, University of Kentucky Wind Ensemble e Orquesta del Barrio de Río Gallegos. Organizou por três anos os Encontros Internacionais de Piano da Fames, atuando ao lado de pianistas renomados como Irina Vorobieva (EUA/Rússia) e Daniel Buranovský (Eslováquia). 

Jefferson Costa , Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), VItória, Espírio Santo, Brasil, jeffersoncosta.musica@gmail.com

Jefferson Costa é bacharelando em Música com Habilitação em Instrumentos de Percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e integrante do Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo - GPEMUS. Desempenha atividades de consultoria técnica na Liga de bandas e fanfarras do Espírito Santo e atuou na coordenação do V Festival de Bandas e Fanfarras de Jaguaré/ES (2018) e no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras de Jaguaré/ES (2019). Além disso, teve trabalhos aprovados no II Seminário nacional de educação musical do Fladem Brasil, em 2018.

Eduardo Mariano , Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), VItória, Espírio Santo, Brasil, eduardomarianomusico@gmail.com

Estudante de bacharelado em Música com habilitação em música popular pela Faculdade de Música do Espírito Santo, formado nos Cursos de Formação Musical Erudita e Popular e integrante da FAMES Jazz Band. Em sua carreira já atuou em diversas formações estaduais, nacionais e internacionais como FAMES Jazz Band, Banda Sinfônica da FAMES, núcleo de choro FAMES, Orquestra Popular de Câmara da FAMES, Malê Big Band, Vale Música Jazz Band, Banda Sinfônica Vale Música e Orquestra Jovem Vale Música, onde se apresentou na EXPO2020 em Dubai como monitor do projeto Vale Música. Em 2019 esteve como solista na Orquestra Sinfônica Brasileira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pelo programa Vale Música.

Igor Cowosque , Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), VItória, Espírio Santo, Brasil, igor.cowosque@gmail.com

Igor Cowosque Costa nasceu em 1997 na capital Vitória ES. Iniciou seus estudos formais em música no curso de formação musical (CFM) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), é Bacharelando finalista no curso de composição musical com ênfase em trilha musical na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro atuante do projeto de extensão “GEXS”, Grupo de Experimentação Sonora, sob orientação do Professor Marcus Neves. Atua também como aluno e monitor do projeto Vale Música.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

LUCAS DA SILVA, E.; MARIA GALAMA , P.; COSTA SILVA , J.; DOS SANTOS MARIANO , E.; COWOSQUE COSTA , I. O estado da arte das pesquisas sobre bandas de música no Brasil: uma revisão sistemática integrativa das produções acadêmicas, entre 2009 e 2020. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.73681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/73681. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos