AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CORPO: OLHARES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • kelly Cristiny Martins Evangelista UFG/UEG
  • Tadeu João Ribeiro Baptista UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48978

Palavras-chave:

Gênero, corpo, educação, educação física.

Resumo

Este trabalho tem como intenção analisar como vem sendo tratadas as relações de gênero a partir do corpo por acadêmicos de licenciaturas de Educação Física do município de Goiânia, buscando identificar como as questões de gênero atravessam e constituem as relações. A abordagem elencada para realizar a análise dos dados pesquisados é qualitativa, Trata-se de um estudo descritivo de caráter transversal, o local elencado para os estudos foram dois cursos de Educação Física de instituições públicas da cidade de Goiânia, para coleta de dados a técnica utilizada foi o questionário, aplicados para 24 acadêmicos. O estudo demonstra que mesmo que algumas pessoas demonstrem comportamentos de gênero e sexualidade distintos do tradicional, este processo de educação parece não ter atingido sua relação com as práticas da cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

kelly Cristiny Martins Evangelista, UFG/UEG

Graduada pela Universidade Estadual de Goiás (2012); especialista em docência do ensino superior (2014). Ministrou aulas pela secretaria Estadual de Educação de Goiás entre 2012 e 2014 e oficinas de danças populares no projeto mais educação em 2013. Trabalha com ênfase nas temáticas Prática Pedagógica, Educação Física Escolar, Dança, Natação, Gênero e Inclusão. Atualmente exerce atividades relacionas aos processos de inclusão no ensino superior na Universidade Estadual de Goiás.

Tadeu João Ribeiro Baptista, UFG

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

 

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

EVANGELISTA, kelly C. M.; BAPTISTA, T. J. R. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CORPO: OLHARES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 692–709, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48978. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48978. Acesso em: 27 abr. 2024.