UTILIZAÇÃO DE REJEITOS DA LARANJA COMO ADSORVENTE PARA A PURIFICAÇÃO DE GLICERINA BRUTA

Autores

  • Mirian Babosa da Silva Rufino Tecnóloga em Biocombustíveis, Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente na Universidade de Araraquara (UNIARA) – SP – Brasil.
  • Jane Karla de Faria Borges Machado Profa. Dra. em Ciências - Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Matão - São Paulo – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6989-2874
  • Sandra Imaculada Maintinguer Profa. Dra. do Instituto de Pesquisa em Bioenergia da IPBEN da UNESP, Câmpus de Rio Claro – SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4584-7649

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.110

Palavras-chave:

Resíduos da laranja, Materiais adsorventes, Purificação da Glicerina bruta

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo à utilização dos rejeitos da laranja para purificação da glicerina bruta obtida na produção de biodiesel. Dentre os métodos de purificação, a adsorção por resinas de troca iônica vem recebendo grande aceitação por sua simplicidade e baixo custo. Inicialmente, a glicerina bruta é submetida a um processo de pré-purificação, por meio de filtração, tratamento com ácido fosfórico e tratamento térmico, em seguida, a glicerina pré-purificada passa pelo processo de purificação por meio do método da adsorção, utilizando como material adsorvente os rejeitos da laranja devidamente preparados como resina hidroxilada (tratada com base), catiônica (tratada com ácido) e resina carbonizada (tratamento térmico a 450 ºC).  Entre os tratamentos realizados dos rejeitos da laranja, a carbonização foi a que apresentou o melhor resultado para a eliminação de cor da glicerina, o potencial de adsorção deverá ser investigado futuramente por meio de outras técnicas. Os testes realizados demonstraram que os resíduos da laranja apresentam boa capacidade adsortiva para ser utilizado na purificação da glicerina oriunda do biodiesel.

Referências

CRUZ, R.S.W. Remoção de Íons de Bário em meio Aquoso Utilizando Casca de Laranja Como Adsorvente. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Processos - Universidade Tiradentes, UNT, Aracaju, SE 2016,

FERREIRA, M.O. Purificalçao da Glicerina Bruta Obtida a Partir DA Transesterificação de Óleo de Algodão. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.

GERVAJIO, G.C. Fatty Acids and Derivatives from Coconut Oil. IN: Bailey’s Industrial Oil and Fat , 2005. and Fat Products, Sixth Edition, John Wiley & Sons, Inc.

LIANG Sha, GUO Xue-yi FENG Ning-chuan TIAN Qing-hua.Effective removal of heavy metals from aqueous solutions by orange peel xanthate. Transactions of Nonferrous Metals Society of China. v.20, p.187-191, 2010.

MOTA, C.J.A; SILVA, C.X.A. da; GONÇALVES ,V.L.C. Gliceroquímica: novos produtos e processos a partir da glicerina de produção de biodiesel, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Babosa da Silva Rufino, M., de Faria Borges Machado, J. K., & Imaculada Maintinguer, S. (2020). UTILIZAÇÃO DE REJEITOS DA LARANJA COMO ADSORVENTE PARA A PURIFICAÇÃO DE GLICERINA BRUTA. Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 11(1), 25–29. https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.110