O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias

Autores

  • Cibele Noronha de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9987-7106
  • Maria Alice Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21415.045

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado que analisou a socialização de crianças de camadas favorecidas a partir de seus quartos. O objetivo geral consistiu em examinar a participação do mercado de decoração infantil nesse processo, e seu objetivo específico foi identificar práticas e discursos sobre os quartos de crianças, vinculando-os às demandas dos pais-consumidores. A investigação conjugou três ferramentas metodológicas: a) uma pesquisa de mercado realizada na Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Minas Gerais; b) entrevistas com vendedoras de lojas de decoração para ambientes infantis; c) análise de conteúdo de um site de puericultura e decoração. A análise dos dados mostrou a predominância de um discurso que convida a “fugir do tradicional”, enquanto as imagens dos sites e as práticas das vendedoras apontaram que a decisão de compra é limitada por uma oferta que atua no sentido da manutenção das tradicionais hierarquias da sociedade.

Palavras-chave: Socialização. Cultura material. Mercado de decoração e arquitetura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cibele Noronha de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também atua como professora substituta.

Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Paris V, França. Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

CARVALHO, C. N. de; NOGUEIRA, M. A. O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21415.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21415. Acesso em: 28 abr. 2024.