INTERCORRÊNCIAS INTRADIALÍTICAS DA SESSÃO DE HEMODIÁLISE IRC

Autores

  • Camilla de Sousa Freitas Vitorino Faculdade Mauá
  • Wanderley Rodrigues Souto Faculdade Mauá
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13734

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica. Hemodiálise. Intercorrências. enfermagem.

Resumo

As intercorrências intradialíticas durante a sessão de hemodiálise em pacientes com IRC incluem hipotensão, cãibras, náuseas, vômitos, dor de cabeça e reações alérgicas. A hemodiálise representa uma terapia essencial para pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC), contudo, é frequentemente acompanhada de intercorrências intradialíticas que podem comprometer a segurança e a eficácia do tratamento. Esta pesquisa investiga as principais complicações durante as sessões de hemodiálise, com o objetivo principal de compreender a prevalência, causas e impacto das intercorrências intradialíticas na qualidade de vida e no prognóstico de pacientes com IRC submetidos à hemodiálise. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Os resultados demonstram que complicações como fraqueza, cãibras e hipotensão arterial são prevalentes e podem impactar significativamente a percepção de saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Foi possível ainda perceber que a ocorrência de complicações como cefaléia, náuseas, vômitos e arritmias cardíacas também são recorrentes. Essas intercorrências podem impactar a qualidade de vida dos pacientes, comprometer a eficácia do tratamento e influenciar o prognóstico. A frequência e a gravidade das intercorrências variam de acordo com a condição clínica do paciente, a técnica de hemodiálise utilizada, a presença de comorbidades e outros fatores individuais. A modo de conclusão, as intercorrências intradialíticas na sessão de hemodiálise em pacientes com IRC representam desafios significativos que afetam a segurança e o bem-estar dos pacientes. A identificação e compreensão dessas intercorrências, como hipotensão intradialítica, cãibras musculares, arritmias cardíacas, síndrome do desconforto respiratório e hemorragia intradialítica, são cruciais para a prática clínica e para a implementação de estratégias preventivas e terapêuticas eficazes.

Biografia do Autor

Camilla de Sousa Freitas Vitorino, Faculdade Mauá

Acadêmica de Enfermagem, Faculdade Mauá, Goiás.

Wanderley Rodrigues Souto, Faculdade Mauá

Graduado em Educação física pelo Instituto Mauá, especialista em gestão e Orientação educacional, e docente na Faculdade Mauá, Goiás.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Graduado em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UNB), e docente na Faculdade Mauá, Goiás.

Downloads

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Vitorino, C. de S. F., Souto, W. R., & Lopes Júnior, H. M. P. (2024). INTERCORRÊNCIAS INTRADIALÍTICAS DA SESSÃO DE HEMODIÁLISE IRC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1055–1068. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13734

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.