Bem-estar funcional e físico e preocupações de sobreviventes de câncer de mama

Bem-estar em sobreviventes de câncer de mama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13386

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Sobrevivente, Qualidade de Vida, Perfil de Impacto da Doença, Oncologia

Resumo

Objetivos: Comparar os níveis de bem-estar funcional e físico e as preocupações específicas entre mulheres sobreviventes de câncer de mama. Método: Estudo transversal, correlacional, multicêntrico: uma instituição de saúde pública e outra suplementar, ambas no município de São Paulo, Brasil. A coleta de dados foi realizada no período de março a novembro de 2021, com mulheres diagnosticadas com câncer de mama de qualquer etiologia e estadiamento, livres da doença, com ou sem terapia endócrina. Foram utilizados Questionário Sociodemográfico e Clínico e o Functional Assessment of Cancer Therapy-Breast e a análise com estatística descritiva e analítica. Resultados: 90 mulheres participaram do estudo, com média de idade de 57,6 anos, a maioria diagnosticada entre 2017 e 2020. No sistema público, quanto à escolaridade, a maioria encontrava-se entre não alfabetizadas e com ensino médio incompleto, enquanto no grupo da saúde complementar, a maioria possuía ensino superior completo. No domínio preocupações adicionais-câncer de mama, o grupo público apresentou maior escore em relação à saúde complementar e, na soma dos dois grupos, a idade correlacionou-se positivamente e negativamente com o tempo de sobrevivência. Os escores de bem-estar funcional foram os mais baixos em ambos. Conclusão: O estudo destaca que mulheres sobreviventes de câncer de mama, independentemente do sistema de saúde, compartilham preocupações similares relacionadas à doença. Essas preocupações, especialmente evidentes em mulheres mais velhas e no SUS, têm um impacto significativo na qualidade de vida. É crucial que os planos de assistência considerem essas preocupações de forma individualizada, oferecendo suporte e educação após o tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eunice de Carvalho Moreira, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como monitora no Programa de Extensão Acolhe-Onco: Interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer. Membro e Diretora de extensão da Liga de Oncologia em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Integrante do Conselho de Graduação. Participante do Grupo de Estudos em Prática e Educação Baseadas em Evidências (GEPEBE).

Getúlio Yuzo Okuma, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Ciências da Saúde pela Unifesp (2022). Título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2013). Residência Multiprofissional em Oncologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 2017. .

Pedro Henrique Domingues Mingueto, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho, Brasil(2019)

Edvane Birelo Lopes de Domenico, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Enfermagem pela EEUSP (2003), Livre-Docente pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2020). Professora Associada, Livre -Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, campus São Paulo, UNIFESP. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, EEUSP (1999),  Possui experiência técnica e em pesquisa na área de Oncologia e Enfermagem na Saúde do Adulto; Educação Profissional e em Saúde. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Consultora Ad Hoc do CNPq desde agosto de 2019. Linhas de Pesquisa: Gestão; Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem, Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde e Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde (FMPTES). Orientadora do Programa de Mestrado Profissional do CEDESS - UNIFESP, linha: Educação em Saúde na Comunidade. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE (cadastrado no CNPq). Coordenadora da Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo - UNIFESP. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

de Carvalho Moreira, M. E., Yuzo Okuma, G., Domingues Mingueto, P. H., & Birelo Lopes de Domenico, E. (2023). Bem-estar funcional e físico e preocupações de sobreviventes de câncer de mama: Bem-estar em sobreviventes de câncer de mama. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13386

Edição

Seção

Artigos Originais