Redes de cooperação: das artes de pesca à inovação financeira

Autores

  • Ademir Antonio Cazella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fábio Luiz Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adinor José Capellesso Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7nespp41

Resumo

O presente trabalho aborda a ação extensionista do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate) por meio do Projeto “Promoção do Cooperativismo de Crédito junto aos Pescadores e Aquicultores Familiares”, aprovado junto ao CNPq. Esse projeto tem por objetivo principal a constituição de cooperativas de crédito rural junto a pescadores artesanais, aquicultores (maricultores) e agricultores familiares dos municípios de Garopaba e Governador Celso Ramos localizados no litoral catarinense. A concepção dessa iniciativa orientou-se fundamentalmente a partir de quatro aspectos: a) acesso restrito e baixa qualidade de serviços aos pescadores artesanais e aquicultores familiares na operacionalização de políticas públicas de crédito; b) atendimento de algumas demandas financeiras em comunidades pesqueiras por meio de sistemas informais pouco favoráveis; c) importância das microfinanças para o desenvolvimento; e d) experiência promissora das cooperativas de crédito rural junto aos agricultores familiares. As cooperativas de crédito valorizam as relações de proximidade e cumprem papel relevante na execução de políticas públicas de crédito, constituindo-se num propulsor para o desenvolvimento de comunidades tradicionais. Sendo assim, o projeto busca estimular os pescadores artesanais, aquicultores e agricultores familiares localizados na zona costeira a constituir instituições financeiras análogas às existentes junto aos agricultores familiares de outras regiões do estado.

Biografia do Autor

Ademir Antonio Cazella, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Science de lHomme et de la Société - Centre dEtudes Supérieures dAménagement -Tours/França (2000). Atualmente é professor da UFSC, junto ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas.

Fábio Luiz Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Agronomia (1987), mestre em Agroecossistemas (1999) e doutor em Sociologia Política (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC.

Adinor José Capellesso, Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Graduado em agrônomia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), com mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é  consultor do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e Ministério da Pesca e Aquicultura.

Downloads

Publicado

2010-11-04

Edição

Seção

50 ANOS UFSC