USO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PARA MELHORIA INDUSTRIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4914

Palavras-chave:

Análise de Linha de Produção, Software ARENA, Produção de embalagens

Resumo

A utilização de softwares tem se mostrado uma importante ferramenta para solução de problemas, aprimoramento e eficácia de processos industriais entre outros. O uso desta ferramenta permite de modo simples e prático aplicar modificações e ideias para a solução de problemas, obtendo um relatório completo dos resultados e observando se tais mudanças obtiveram um resultado positivo ou negativo na planta, provando a eficácia, planejamento e aprimoração do processo estudado. Com esse mesmo intuito de simulação, esse trabalho possui como objetivo é a análise da linha de produção da empresa de médio porte fabricante de plástico. Com a utilização do software para simular o trabalho mensal dela a fim de determinar parâmetros de produção como lead time, determinação do gargalo da linha de produção, análise probabilística dos processos e simulação de possíveis alterações no processo industrial para obter melhor eficácia e resultado. Todo o processo de levantamento dos dados foi realizado através de acompanhamento da linha de produção, tempos cronometrados dos processos, horas de trabalho e intervalos dos funcionários, quantidade de matéria prima, quantidades e capacidade das máquinas disponíveis e informações disponibilizadas pelo setor de venda e produção com relação a ordem de pedido de um importante cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argelio Lima Paniago

IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Lucas da Silveira

IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Emilly Zeuri

IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Referências

ABREU, J. A. de; BARBIRATO, J. M. R. C.; MORTE, H. L. B. Simulação omputacional aplicado em diversas áreas: Um estudo teórico. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, June, Anais [...] 2017.

CHWIF, L.; MEDINA, A. Modelagem e simulação de eventos discretos: Teoria e aplicações. 4. ed. São Paulo - SP: Elsevier Brasil, 2014.

GOUNET, T. Fordismo e toyotismo na civilização do automóvel. São Paulo - SP: Boitempo, 1999.

MONTGOMERY, D. C. Design and Analysis of Experiments. 8. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc., 2012.

NELSON, D. Frederick W. Taylor and the Rise of Scientific Management. Madison,WI: University of Wisconsin Press, 1980.

PARAGON. Introdução à Simulação com ARENA. São Paulo - SP: [s. n.], 2016.

SILVA, L. M. F. E.; PINTO, M. de G.; SUBRAMANIAN, A. Utilizando o software arena como ferramenta de apoio ao ensino em engenharia de produção. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais [...] 2007.

TAYLOR, F. Os Princípios da Administração Científica. São Paulo, SP: Atlas, 1970.

Downloads

Publicado

04/03/2024

Como Citar

Lima Paniago, A., da Silveira, L., & Zeuri, E. (2024). USO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PARA MELHORIA INDUSTRIAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534914. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4914