A utilização do zoológico CIGS como ferramenta para o ensino da biodiversidade amazônica

Conteúdo do artigo principal

Rebeca Brandão Nascimento
Philippe Nascimento da Costa
Adriano Teixeira de Oliveira
Rosiane Cardoso Corrêa
Kátia Cilene Lopes Calderaro

Resumo

A discussão da biodiversidade é um assunto bastante importante para ser debatido. Uma alternativa para essas discussões são os espaços escolares e a utilização de aulas práticas, para contextualização dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Os zoológicos são ambientes com grande potencial para serem utilizados com esse fim, pois nesse ambiente podemos encontrar espécies raras ou ameaçadas, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento ecológico. Com isso, este trabalho busca desenvolver a importância da biodiversidade amazônica com a utilização de uma sequência didática a partir de uma visita de campo no Zoológico CIGS. Nesta atividade participaram 159 alunos do 7 ano do Ensino Fundamental - Anos finais. Os alunos utilizaram uma ficha de coleta desenvolvida para a atividade, e  após a coleta de dados, foram analisados pelos alunos em sala de aula, compartilhando com os grupos e contextualização com a mediação da professora e por fim os alunos concluíram com a importância de preservar a biodiversidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, R. B. ., Costa, P. N. da, Oliveira, A. T. de ., Corrêa, R. C. ., & Calderaro, K. C. L. . (2021). A utilização do zoológico CIGS como ferramenta para o ensino da biodiversidade amazônica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 748–758. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.592
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Rebeca Brandão Nascimento, Instituto Federal do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Manaus, AM - Brasil.

Philippe Nascimento da Costa, Secretaria de Estado e Educação do Amazonas

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática  - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM - Brasil. Professor do Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM) . Manaus, AM - Brasil. 

Adriano Teixeira de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas

Doutorado em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM- Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus, AM - Brasil

Rosiane Cardoso Corrêa, Centro Educacional La Salle

Mestrado em - Ciência da Educação - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.  Coordenadora Pedagógica na empresa Centro Educacional La Salle. Manaus, AM - Brasil.

Kátia Cilene Lopes Calderaro, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Educação - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM - Brasil. Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Centro Educacional La Salle. Manaus, AM - Brasil.

Referências

ALMEIDA, F.J.; Fonseca Júnior, F.M. Projetos e ambientes inovadores. Brasília, DF: Parma, 2000.

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, 2011.

GARCIA, V. A. R. O processo de aprendizagem no Zoológico de Sorocaba: análise da atividade educativa visita orientada a partir dos objetos biológicos. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2006.

LESTINHGE, Sandra Regina. Olhares de educadores ambientais para o estudo do meio e pertencimento. 2004. Dissertação (doutorado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2004.

MERGULHÃO, M. C. Zoológico: uma sala de aula viva. São Paulo: Faculdade de Educação da USP. Dissertação, Mestrado em Educação. 1998.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.