A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4171

Palavras-chave:

Letramento, Letramento Acadêmico, Prática de Ensino, Formação de Leitor Literário

Resumo

Partindo da premissa de que a escrita no Ensino Superior é uma das preocupações no âmbito acadêmico, este trabalho objetiva analisar as potencialidades intrínsecas ao letramento acadêmico e como estas refletem no ensino da leitura e escrita e na formação de leitores literários na escola. Como questão norteadora, indaga-se: como o letramento acadêmico reverbera na prática de ensino (da leitura e da escrita) e na formação de leitores literários na escola? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Conclui-se que o professor letrado academicamente tem possibilidades de se apropriar de estratégias pedagógicas que contribuem diretamente no processo de letramento, bem como na formação de leitores literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deniz Costa Amado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2007). Graduada em Letras Licenciatura (habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS, 2018). Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (UFT, 2015). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), na linha de pesquisa Ensino de Literatura e Letramento Literário. Exerce cargo efetivo de Técnico de Nível Superior na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo / Pedagogia da Alternância. É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Red de Investigación de Educación Rural (RIER).

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Professor do ProfLetras Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, literatura brasileira e literatura.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

AMADO, D. C.; SILVA, C. da; MELO, M. A. de. A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 50–66, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4171. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4171. Acesso em: 30 abr. 2024.