Os Cristos da Paixão do Carmo de Ouro Preto (MG): pesquisa documental e características técnicas

  • Lia Sipaúba Proença Brusadin Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: escultura religiosa, representação da Paixão de Cristo, técnica construtiva, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto (MG).

Resumo

No Brasil colônia, a Capitania de Minas teve a religião cristã perpetuada por suas imagens de devoção através de um programa pedagógico devocional implementado pelas ordens leigas. Este estudo de caráter interdisciplinar tem como objetivo analisar as principais características que compõem as esculturas dos Cristos da Paixão da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto (MG). A metodologia aplicada foi a pesquisa documental nos arquivos dessa ordem terceira, na investigação de dados históricos e a propósito da nomenclatura utilizada para esse tipo de escultura ao longo do século XVIII e XIX, além disso, foi efetuada uma investigação in loco e registro fotográfico das imagens, em que se procurou considerar as qualidades materiais e técnicas dessas esculturas. Portanto, essa imaginária deve ser reconhecida como importante fonte de pesquisa histórica e a sua preservação e conservação torna-se indispensável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Sipaúba Proença Brusadin, Universidade Federal de Minas Gerais
artes e história
Como Citar
Sipaúba Proença Brusadin, L. (1). Os Cristos da Paixão do Carmo de Ouro Preto (MG): pesquisa documental e características técnicas. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(22), 195-221. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i22.27761
Seção
ARTIGOS LIVRES