URBANIZAÇÃO, DISPERSÃO URBANA E ESTRUTURA INTRAURBANA DE CIDADES INTERMEDIÁRIAS DA AMAZÔNIA: O CASO DE ALTAMIRA (PA)

  • Marco Aurélio Arbage Lobo Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Helena Lúcia Zagury Tourinho Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Ériko Fabrício Nery da Costa Universidade da Amazônia - UNAMA
Palavras-chave: Urbanização. Dispersão urbana. Estrutura intraurbana. Amazônia brasileira.

Resumo

A Amazônia brasileira, mesmo sendo internacionalmente conhecida pela exuberância de seus ecossistemas naturais e por suas populações tradicionais, vem passando por intenso processo de urbanização, que tem como consequência o expressivo crescimento populacional das cidades intermediárias da rede urbana regional, dentre outras. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar se esta urbanização, a exemplo de outras cidades do Brasil, está promovendo, ou não, a dispersão urbana num importante centro sub-regional da região amazônica, Altamira, buscando identificar fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno. Também tem o propósito de verificar se, nesse processo, ocorreu alguma transformação significativa na configuração da estrutura intraurbana da cidade. A revisão da literatura constatou que a investigação sobre a dispersão urbana já é significativa em cidades de grande porte, mas ainda é escassa em cidades intermediárias da rede urbana, daí a relevância da contribuição deste trabalho para a literatura sobre o tema. A análise empírica foi baseada na construção de um sistema de informações geográficas (SIG), que integrou informações espaciais com dados estatísticos dos censos demográficos de 2000 e 2010, além de pesquisa de campo. O trabalho conclui que houve intenso processo de dispersão física do espaço urbano em Altamira entre 2000 e 2010, sem modificações importantes na configuração da estrutura intraurbana, e que a ênfase dada aos empreendimentos imobiliários horizontais voltados para famílias de alta renda, como principal causa da dispersão urbana, precisa ser revista no caso das cidades intermediárias. É necessário também dar importância a outros fatores, tais como: a implantação de assentamentos humanos na periferia urbana para classes de rendas baixas e médias-baixas; as novas modalidades de mobilidade urbana que estão sendo utilizadas pelas famílias que residem nesses locais; e, os efeitos da redução da média de pessoas por domicílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Arbage Lobo, Universidade da Amazônia - UNAMA
Arquiteto e urbanista. Doutor em Desenvolvimento Socioambiental. Professor titular da Universidade da Amazônia. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.
Helena Lúcia Zagury Tourinho, Universidade da Amazônia - UNAMA
Arquiteta e Urbanista. Doutora em Desenvolvimento Urbano. Professora titular da Universidade da Amazônia. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.
Ériko Fabrício Nery da Costa, Universidade da Amazônia - UNAMA
Arquiteto e urbanista. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano
Publicado
2017-08-09
Como Citar
LOBO, M. A. A.; TOURINHO, H. L. Z.; COSTA, ÉRIKO F. N. DA. URBANIZAÇÃO, DISPERSÃO URBANA E ESTRUTURA INTRAURBANA DE CIDADES INTERMEDIÁRIAS DA AMAZÔNIA: O CASO DE ALTAMIRA (PA). Boletim de Geografia, v. 35, n. 1, p. 43-63, 9 ago. 2017.
Seção
Artigos científicos