<b>Reflexões sobre a memória na ficção de Machado de Assis e na obra de Paul Ricoeur

  • Renato Novaes Chaves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maykon dos Santos Marinho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: História, Brás Cubas, Literatura, Ciências Sociais, Interdisciplinar.

Resumo

 

O objetivo desta pesquisa é analisar a concepção de memória na ficção romancista: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e na obra A Memória, A História e o Esquecimento, de Paul Ricoeur; bem como apresentar algumas singularidades da referida obra machadiana à luz da teoria deste último. O corpus constituiu-se em bases bibliográficas, sendo que as fontes secundárias foram obtidas a partir do romance de Machado de Assis e da obra de Ricoeur. Procedeu-se a análise crítica dos livros por meio de uma revisão narrativa. Os resultados evidenciaram que Ricoeur entende a memória como uma experiência que o indivíduo tem de ressignificar ou representar; a memória é tratada e discutida na perspectiva de atribuir um dever de legitimação. Em Machado de Assis, tem-se uma descrição qualitativa da memória como uma experiência vivida. Ele revela diferentes aspectos da memória, uma vez que as lembranças são usadas de um modo muito dinâmico. As singularidades mostraram que em Brás Cubas a memória, empregada enquanto recurso artístico, revela-se autêntica, pois a lembrança evocada pelo protagonista confere à memória um significado de verdade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Novaes Chaves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Enfermeiro. Professor da Faculdade de Tecnologia e Ciencias de Vitória da Conquista - Ba. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Maykon dos Santos Marinho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Obesidade – UESB. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Orientadora do Programa de pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade/UESB. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento e Obesidade – UESB. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

Publicado
2018-09-19
Como Citar
Chaves, R. N., Marinho, M. dos S., & Reis, L. A. dos. (2018). <b&gt;Reflexões sobre a memória na ficção de Machado de Assis e na obra de Paul Ricoeur. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), e33677. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i2.33677
Seção
Ciências Sociais