<b>A influência de programas de capacitação na construção da identidade profissional: O caso do CI-Brasile da Microeletrônica

  • Alexandre Guilherme Motta Sarmento Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Jackson Max Furtunato Maia Universidade Federal de Santa Maria
  • João Baptista dos Santos Martins Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: análise de redes sociais, microeletrônica, identidade profissional, CI-Brasil, formação de RH

Resumo

Buscou-se um modelo de análise de percepção da identidade profissional com bases mais quantitativas. Identidade é um tema muito discutido nas ciências sociais, havendo um consenso da dificuldade na forma de se identificar sua construção social e, mesmo, sua percepção pelos próprios indivíduos. A identidade profissional não é diferente. Assim, o propósito aqui foi mostrar como uma política pública de formação e fixação de indivíduos para o setor de microeletrônica afetou, nos últimos 10 anos, os profissionais da área. Para tanto, usaram-se ferramentas de análise de redes sociais, para identificar semelhanças semânticas na produção acadêmica e técnica de pesquisadores vinculados ao CA-ME e de bolsistas do programa CI-Brasil. A seguir, utilizaram-se os dados coletados para caracterizar, a partir da distribuição de palavras-chave recolhidas ao longo do tempo, a evolução da identidade dos sujeitos. Os resultados indicam que as redes sociais montadas por nosso estudo, a partir da análise semântica das palavras-chave da produção dos pesquisadores de microeletrônica, são um bom marcador da identidade do grupo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Guilherme Motta Sarmento, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade de Brasília; Especialização e Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade; é Doutor em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria. É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Professor e Pesquisador da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência e da Tecnologia, da Educação e da Saúde; Educação em Saúde e Divulgação C&T; Desenvolvimento em C,T&I para TI e para Saúde; Gestão de C&T e Gestão de Pessoas no Serviço Público; Avaliação de Políticas Públicas principalmente Tecnologia de Informação e Comunicação (CC, ME, ID); e Cientometria.
Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2000) e Especialização em Gestão do Potencial Humano pela Universidade de Fortaleza (2003). Tem experiência na área de Programas de Inclusão Digital do Governo Federal, Gestão de Convênios, Contratos e Parcerias no Setor Público e trabalhou também para Organizações Não-Governamentais como Consultora.
Jackson Max Furtunato Maia, Universidade Federal de Santa Maria
possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) , doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000) , pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (1986) . Atualmente é Analista em C&T - Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Tem experiência na área de Astronomia , com ênfase em Astrofísica Extragalactica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Campo Escalar, Cosmologia de cordas.
João Baptista dos Santos Martins, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), na área de microeletrônica. Pesquisador Nivel 2 do CNPq (PQ2), líder do Grupo de Microeletrônica, é Professor Associado III . Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: microeletrônica, FPGA, VHDL, CAD e Low Power. Coordena vários projetos FINEP, CNPq, CAPES e FAPERGS. É coordenador do projeto SMDH (Santa Maria Design House) do CNPq, pertencente ao Programa CI-Brasil.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
Sarmento, A. G. M., Oliveira, J. F. F. C. de, Maia, J. M. F., & Martins, J. B. dos S. (2016). <b&gt;A influência de programas de capacitação na construção da identidade profissional: O caso do CI-Brasile da Microeletrônica. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(2), 199-209. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i2.30508
Seção
Educação