Resolução de problemas como metodologia de ensino: ações e opiniões de professores diante das propostas de um minicurso

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id696

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Formação de professores, Padrões matemáticos

Resumo

Organizamos um minicurso que foi parte de um trabalho de conclusão de curso de especialização e o aplicamos em um evento regional de educação matemática, com a finalidade de apresentar aos participantes (todos eles professores) as potencialidades e possibilidades de trabalhar a resolução de problemas como metodologia de ensino. O minicurso foi elaborado com base em três propostas de ação: práticas, pessoa e partilha. Em uma das etapas do minicurso, solicitamos que os participantes (1) resolvessem em grupos um problema envolvendo observação e generalização de padrões matemáticos, (2) redigissem e socializassem uma proposta de como utilizar em sala de aula o problema por eles resolvido e (3) comentassem por escrito o que achavam da resolução de problemas como metodologia de ensino. Este artigo descreve as ações empreendidas pelos participantes diante dessas solicitações. Constatamos que o minicurso possibilitou-lhes perceber as possibilidades de usar em suas aulas o problema por eles resolvido, pois todos os grupos formularam algum tipo de proposta, como por exemplo a de utilizar material manipulável para ajudar o aluno a observar e generalizar padrões. Também opinaram sobre as potencialidades da resolução de problemas como metodologia de ensino, entre elas a de permitir ao aluno construir atitudes positivas em relação ao pensamento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriele Souza de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Mestranda na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Colégio Estadual Ministro Oliveira Brito (CEMOB), Olindina, Bahia, Brasil.

Grace Dórea Santos Baqueiro, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Alagoinhas, BA, Brasil.

Referências

ANDREATTA, C.; ALLEVATO, N.S.G. Um cenário das pesquisas envolvendo resolução de problemas em edições do CIEM. Educ. Matem. Pesq., v. 21, n. 1, p. 69-92, 2019.

BAQUEIRO, G.D.S. Achados sobre a generalização de padrões ao “garimpar” pesquisas

brasileiras de educação matemática (2003-2013). Tese (doutorado em educação

matemática) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site>.

Acesso em: 6 fev. 2022.

CARVALHO, G.S. Contribuições de um minicurso na percepção dos cursistas com relação às potencialidades e possibilidades de trabalhar resolução de problemas em sala de aula. Trabalho de conclusão de curso (especialização em educação matemática) – Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas, 2019.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. Tese (doutorado em educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, 14. Nível 1, 6.o e 7.o anos do ensino fundamental, l.a fase. 2018. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/provas_static/pf1n1-2018.pdf>. Acesso em: 2 out. 2018.

ONUCHIC, L.R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M.A.V. (Org.). Pesquisa em matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218.

ONUCHIC, L.R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, 2013.

ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, N.S.G. Trabalhando volume de cilindros através da resolução de problemas. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 10, p. 95-103, 2009.

ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, N.S.G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, v. 25, n. 41, p. 73-89, 2011.

ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, N.S.G.; NOGUTI, F.C.H.; JUSTULIN, A.M. (Orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

RODRIGUES, É.A.N. Resolução de problemas como metodologia de ensino: compreensão relatada de professores de matemática. Dissertação (mestrado em educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2018.

VALE, I.; BARBOSA, A.; FONSECA, L.; PIMENTEL, T. , BORRALHO, A.; CABRITA, I.;

BARBOSA, E. Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo

programa para o ensino básico. Lisboa: Texto, 2011.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 55     PDF downloads: 32

Como Citar

CARVALHO, Gabriele Souza de; BAQUEIRO, Grace Dórea Santos. Resolução de problemas como metodologia de ensino: ações e opiniões de professores diante das propostas de um minicurso. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022057, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id696. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/46. Acesso em: 27 abr. 2024.