Perfil psicopatológico de atendimentos em serviço de saúde mental do entorno do Distrito Federal

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Cintia Taumaturgo Fernandes de Negreiros
  • Sarah Rebecca Sousa da Silva
  • Marcio Fernando Rodrigues
  • Mayara Cândida Pereira
  • Thais Vilela de Sousa
  • Danila Cárita da Silva
  • Keila Cristina Félis
  • Francidalma Soares Carvalho Filha

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3633-3637

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental, Saúde mental, Psicopatologia

Resumo

Objetivo: Realizar levantamento epidemiológico das psicopatologias mais frequentemente atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II no municí­pio do entorno do Distrito Federal. Método: Estudo transversal descritivo com coleta de dados por análise documental realizada com 2848 registros de atendimento de um CAPS II do municí­pio de Valparaí­so de Goiás. Resultados: O maior número de atendimentos foi relacionado transtorno de pânico (20,5%). Os menores números de atendimento foram para o episódio depressivo moderado (1,8%). Conclusão: Com relação í  cobertura de contingente populacional, a atenção em saúde mental da região estudada é adequada. Em relação ao seu perfil, atendimentos a pacientes com transtorno de pânico foram predominantes. Conhecer o perfil epidemiológico dos atendimentos permite melhor direcionar o cuidado, mas é preciso também traçar estratégias que visem í  prevenção do adoecimento quando possí­vel e a promoção da saúde mental.

Biografia do Autor

Iel Marciano de Moraes Filho

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde (PUC-GO). Professor do Curso de Enfermagem da UNIP, Campus Brasí­lia. Brasí­lia -DF- Brasil.

Cintia Taumaturgo Fernandes de Negreiros

Enfermeira. Especialista em Urgência e emergência. Docente da Facesa cursos técnicos. Valparaiso de Goiás – GO- Brasil.

Sarah Rebecca Sousa da Silva

Enfermeira. Especialista em Urgência e emergência. Docente da Facesa cursos técnicos. Valparaiso de Goiás – GO- Brasil.

Marcio Fernando Rodrigues

Enfermeira. Especialista em Urgência e emergência.

Mayara Cândida Pereira

Enfermeira. Mestre em Gerontologia. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP) campus Brasí­lia. Brasí­lia -DF- Brasil.

Thais Vilela de Sousa

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO- Brasil.

Danila Cárita da Silva

Enfermeira. Especialista Auditoria em Sistemas de Saúde. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário de Goiatuba (UniCERRADO). Goiatuba – GO -Brasil.

Keila Cristina Félis

Enfermeira. Mestre em Ciências Ambientais e saúde PUC- GO. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário de Goiatuba (UniCERRADO). Goiatuba – GO -Brasil.

Francidalma Soares Carvalho Filha

Enfermeira. Doutora em Saúde. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Centro Universitário de Ciências de Tecnologia do Maranhão (UniFacema). Balsas – MA- Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-10

Como Citar

Marciano de Moraes Filho, I. ., Taumaturgo Fernandes de Negreiros, C. ., Rebecca Sousa da Silva, S. ., Fernando Rodrigues, M. ., Cândida Pereira, M. ., Vilela de Sousa, T. ., Cárita da Silva, D. ., Cristina Félis, K. ., & Soares Carvalho Filha, F. . (2020). Perfil psicopatológico de atendimentos em serviço de saúde mental do entorno do Distrito Federal. Nursing (Edição Brasileira), 23(262), 3633–3637. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3633-3637

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos