GRAMSCI, OS INTELECTUAIS NA GEOGRAFIA POLÍTICO-PARTIDÁRIA E A CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Ricardo José de Azevedo Marinho
  • Vagner Gomes de Souza
  • Pablo De Las Torres Spinelli Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p74-83

Palavras-chave:

Americanismo, esquerda, igualdade, liberdade, república, democracia

Resumo

O artigo aborda, partindo do aporte de Gramsci (1891-1937), a situação atual dos intelectuais na geografia político-partidária na civilização brasileira estabelecendo algumas distinções. Do continuum proposto por Norberto Bobbio (1909-2004), que vai da extrema direita à extrema esquerda, distinguem-se as esquerdas e seus intelectuais nas suas inúmeras matizes como neojacobina, reformadora e radical. Aponta-se que mesmo quando as fronteiras entre elas nem sempre são claras, eles têm visões muito diferentes sobre questões fundamentais relacionadas ao valor da democracia e as liberdades individuais. Além de investigar as razões do surgimento dos diferentes tipos de esquerda e seus intelectuais as diferenças entre cada experiência, finalmente aprofundamos os traços fundamentais da perspectiva reformadora, aquela que se define por aspirar a alcançar sociedades mais sustentáveis, onde a liberdade fala em nome da igualdade e igualdade fala em nome da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo José de Azevedo Marinho

Professor do Instituto Devecchi, da Unyleya Educacional e da UniverCEDAE. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Vagner Gomes de Souza

Professor das Secretarias Estadual e Municipal do Rio de Janeiro - SME – Rio de Janeiro e SEEDUC – Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Editor do BLOG VOTO POSITIVO.

Pablo De Las Torres Spinelli Fonseca

Professor do Colégio Inovar Veiga de Almeida - Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Marinho, R. J. de A., Souza, V. G. de, & Fonseca, P. D. L. T. S. (2023). GRAMSCI, OS INTELECTUAIS NA GEOGRAFIA POLÍTICO-PARTIDÁRIA E A CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(11), 74–83. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p74-83

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)