Os conhecimentos dos alunos acerca do mundo das línguas: contributos de um projeto interdisciplinar acerca da educação plurilingue

  • Ana Raquel Simões Centro de Investigação em Didática e Tecnologia naFormação de Formadores, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: competência plurilingue, competência intercultural, abordagem interdisciplinar, conhecimento

Resumo

Para uma mais clara compreensão do processo de relacionamento do sujeito com as línguas e ensino de línguas e sua aprendizagem, é essencial estudar pormenorizadamente projetos de intervenção escolar desenvolvidos em colaboração com professores e alunos e que adotem uma abordagem plurilingue e intercultural.

No presente artigo propomo-nos descrever um projeto no qual foi adotada uma abordagem interdisciplinar, durante um ano escolar, com uma turma de alunos do 9.º ano e que teve como objetivos: (i) facilitar o contacto com situações que poderiam influenciar positivamente as representações dos alunos em matéria de diversidade linguística e cultural e (ii) criar, implementar e avaliar estratégias que visassem o desenvolvimento da competência plurilingue dos alunos.

Neste artigo vamos centrar-nos no (des?)conhecimento dos alunos sobre o mundo das línguas antes, durante e depois da implementação do projeto. Este estudo de caso, com traços de investigaçãoação, teve como instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário (inicial e final) e inquéritos por entrevista aos alunos; desenhos dos alunos; videogravação e transcrição das aulas de implementação do projeto; e fichas preenchidas pelos alunos.

Os resultados permitiram-nos refletir sobre as resistências e motivações reveladas nas conceções e práticas dos professores e alunos, bem como equacionar o papel destas conceções na construção do conhecimento dos aprendentes. Iremos apresentar possíveis contornos da ação pedagógica, nomeadamente em termos de alguns dos princípios mais bem-sucedidos para preparar os currículos em diferentes ambientes educacionais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-04-24
Como Citar
Simões, A. R. (2016). Os conhecimentos dos alunos acerca do mundo das línguas: contributos de um projeto interdisciplinar acerca da educação plurilingue. Indagatio Didactica, 8(2), 38-57. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2524
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática