A concepção de educação para Álvaro Vieira Pinto e sua contribuição para repensar estudos sobre um ensino tecnológico humanizador

Autores

  • Luciana da Cunha Ferreira Universidade Nilton Lins
  • Villian Costa Herculano Faculdade Salesiana Don Bosco

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.22

Palavras-chave:

Educação científica, Existência, Autonomia, Emancipação

Resumo

Este artigo tem como finalidade contribuir, a partir da concepção de educação em Álvaro Vieira Pinto, sobre a alfabetização científica dos cidadãos e, em especial, refletir sobre a possibilidade de conciliar ciência, existência e técnica, uma vez que as tecnologias por si só não promovem um processo humanizador, é preciso investir e repensar o processo educativo, as práticas sociais de ensino-aprendizagem que possam promover uma formação humanizadora. O viés da educação cientifica e tecnológica necessita trilhar por metodologias e perspectivas que possam contribuir para que educandos e educadores compreendam a ciência e as tecnologias como produção humana e que esta produção volte-se para contribuir para uma formação crítica, autônoma e emancipatória. Assim, acreditamos que os estudos científicos e as tecnologias possam humanizar os sujeitos do conhecimento sem coisificá-los em meros receptores de teorias que dissociam ciência e existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana da Cunha Ferreira, Universidade Nilton Lins

Licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências, e Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática.

Villian Costa Herculano, Faculdade Salesiana Don Bosco

Licenciada em Filosofia e Mestre em Ensino de Ciências

Referências

CARNABORA, Vanderlei. Educação e Ciências: sobre a formação científica numa perspectiva ética. In KUIAVA, Evaldo A. ; PAVIANI, Jayme (Org). Educação Ética e Epistemologia. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1995.

DIAS, Silvano Severino. Em Busca dos Fundamentos da Teoria Educacional de Álvaro Vieira Pinto. Dissertação de Mestrado em Educação. Uberlândia, MG, 2002.

FREITAS, Marcos César de. Economia e Educação: a contribuição de Álvaro Vieira Pinto para o estudo histórico da tecnologia. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n.º 31, Jan/Abr, São Paulo, 2006.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

KOSIK, Karel. A Dialética do Concreto. 6 ed. Trad. Célia Neves. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

KRASILCHIK, Myriam. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPU, 1987.

MASSI, Cosme Damião Bastos; GIACÓIA JUNIOR, Oswaldo. Ética e Educação. In Raquel Volpato Serbino et al. Formação de Professores. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

MATURANA, Umberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formação Humana e Capacitação 4.ed. Trad.Jaime A. Claseu. Petrópolis, RJ: Vozes 2000.

MARX & ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Lisboa: Presença, 1976.

MATOS, Olgária. C. F. O Espetáculo e seus Fetiches: a modernidade. In Paulo Giraldelli Jr. (Org.). Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

____________. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

____________. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Ideologia e Contra-Ideologia. São Paulo: EPU, 1986.

____________. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Orgs.). Conhecimento, Pesquisa e Educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

____________. Consciência e Realidade Nacional: a consciência ingênua. Vol. 1. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1960.

____________. Ideologia e Desenvolvimento Nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1969.

____________. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

____________. Sete Lições sobre Educação de Adultos. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

22-05-2015

Como Citar

FERREIRA, L. da C.; HERCULANO, V. C. A concepção de educação para Álvaro Vieira Pinto e sua contribuição para repensar estudos sobre um ensino tecnológico humanizador. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 01, 2015. DOI: 10.31417/educitec.v1i01.22. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/22. Acesso em: 5 maio. 2024.