CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Thais Leôncio Araújo Fontes Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Matheus Fernandez de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Michele Alves da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Amanda Ramiro Gomes da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1702

Palavras-chave:

Enfermagem, Ferimentos e lesões, Pé diabético

Resumo

Objetivo: mapear os cuidados de enfermagem para o tratamento e prevenção de úlceras do pé diabético. Métodos: revisão de escopo, produzido através das recomendações do Joanna Briggs Institute.Resultados: foram encontrados, inicialmente, 115 artigos e após a remoção de duplicatas, análise de títulos, resumos e leitura completa dos textos foram obtidos 13 resultados finais. A partir dessa busca, foi mencionado as seguintes abordagens terapêuticas: o desbridamento, a prevenção associada ao plano de cuidados de enfermagem (Como por exemplo, cuidados domiciliares com a alimentação e higiene), o uso de pele de peixe, metaparadigma para intervenção de enfermagem, a teleconsulta e o custo benefício das terapias utilizadas. Considerações finais: esta revisão apresentou diferentes manejos de promover a prevenção e aplicar intervenções sobre os pacientes com úlceras do pé diabético, inclusive ressalta acerca da necessidade de mais pesquisas relacionadas a tal temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Leôncio Araújo Fontes, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (2017). Especialização em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Estácio de Sá (2020). Especialização em Terapia intensiva pela Universidade Estácio de Sá (2021).Mestranda em ciências do cuidado em Saúde pela UFF . Possui curso de aperfeiçoamento em enfermagem do trabalho. Atuação profissional no setor da comissão de tratamentos de feridas do Hospital Unimed Rio Realiza consultas domiciliares e hospitalares para tratamento de feridas. . Membro do grupo de pesquisa CICATRIZAR da Universidade Federal Fluminense / EEAAC - liderado pela Profa. Beatriz Guitton. Possui proficiência em espanhol pelo Tese Prime.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em Enfermagem (2000) pela UFRJ. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc pela USP com bolsa CNPq-Pesquisador Senior (2016). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (2003 - Atual).Atual Coordenadora da Câmara Técnica de Pesquisa Clínica do COREN. Atual coordenadora da Área da Saúde na FAPERJ (desde 2018). Membro do corpo editorial da revista internacional Frontiers in Clinical Diabetes and Healthcare (London ? UK), do Online Brazilian Journal of Nursing, Einstein (São Paulo 2015 a 2021), Enfermagem Atual e revisora de 11 periódicos nacionais e internacionais. Coordenou o Projeto de Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste (2002-2006). Leciona na área de Fundamentos de Enfermagem. Pesquisa morfologia celular em lesões cutâneas e desenvolve Ensaios Clínicos e Inovação de Produtos para feridas. Membro da Coordenação Técnica da Unidade de Pesquisa Clínica do HUAP com bolsa Desenvolvimento Tecnológico- CNPq. Líder do Grupo CICATRIZAR - Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais. Membro Internacional do Colegio Doctoral de Enfermeria - Grupo Tordesillas. Vice coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado (2008-2012 e 2013-2016). Coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF (2017-2021). Membro de projetos financiados no Brasil pelo SUS, FINEP, EMBRAPA e nos EUA (Movement Disorder Society, Rush University). Coordena projetos financiados - nacionais (CNPq; FAPERJ e CAPES) e internacionais (Grant EUA; Grant Canadá; ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program).

Matheus Fernandez de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico de enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente no nono período. Membro do Grupo de pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança - EEAAC/UFF. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Em Saúde Integral da criança e do Adolescente - EEAAC/ UFF. Membro do Grupo de pesquisa Cicatrizar. Atuou em ações integradas de Educação em Saúde e Cadastro na Campanha de Vacinação contra a COVID-19. Bolsista de Iniciação científica CNPq. Atua no projeto de extensão AMAmente na UFF/BLH - HUAP.

Michele Alves da Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro- FAPERJ (2021- atual), Membro do Grupo de Pesquisa Cicatrizar - Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais- UFF (2021- atual) e Monitora do Curso de Feridas da UFF vinculado ao Hospital Universitário Antônio Pedro- HUAP (2022- atual). Foi Voluntária do Projeto de Extensão: "Testagem Drive-thru da UFF no Campus Gragoatá para a Covid-19" (2022) e Pesquisadora de Campo em ambiente virtual em prol do estudo: "Conhecimentos e Práticas sobre Aleitamento Materno na Formação de Profissionais de Saúde" (2021). Possui interesse, principalmente, nas áreas de Enfermagem.

Amanda Ramiro Gomes da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente no nono período. Membro do Grupo CICATRIZAR - Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais - UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação (GESPRO). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (GIPETIS). Diretora de extensão da Liga de Histologia e Embriologia (2020). Participa do Programa Educação em Saúde na Prevenção e no Tratamento da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (2021). Atuação em ações integradas de Educação em Saúde e Cadastro na Campanha de Vacinação contra a COVID-19 (2021). Participa do Projeto de Extensão Amamente na UFF vinculado ao Banco de Leite Humano do HUAP/UFF (2021/2022). Bolsista de Ensino em Atividades Não Presenciais em Educação no Campo da Saúde (2020/2021). Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ (2021). Monitora na disciplina de Fundamentos de Enfermagem III (2021/2022) Presidente da Liga Acadêmica de Cuidados em Feridas (2022). Editora Júnior da Revista Online Brazilian Journal of Nursing (2022). Monitora na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II (2022). Estágio Extracurricular em Atenção Primária à Saúde (2022). Bolsista de Iniciação Científica CNPq (2021/2023).

Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2013). Especialista em Controle de Infecção em Assistência à Saúde - UFF (2015) e em Terapia Intensiva (2016) - UVA. Doutora e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde com foco em pesquisa clínica, feridas e microbiologia pela UFF. No mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas na área de diagnóstico molecular e clínico, colonização/infecção em feridas por MRSA e por Pseudomonas aeruginosa, assim como perfil microbiano e diversidade clonal Microbiana. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração e atualmente é vice-coordenadora do curso de graduação de enfermagem da UFF (2021-2025). Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da área de enfermagem clínica de 2019 a 2020. Revisor dos periódicos The nurse practioners, Revista de Medicina de Ribeirão Preto, Journal of Pure and Applied Microbiology (JPAM), Advances in Skin & Wound Care, Revista de Enfermagem Anna Nery, ABCS Health Sciences, Revista Norte Mineira de Enfermagem e REBEN. Membro de corpo editorial da Advances in Skin & Wound Care (Peer Review Panel) e da Frontiers in Clinical Diabetes and Healthcare. Vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Pesquisa Clínica para a Sistematização e inovação do cuidado em saúde e enfermagem. Pesquisador do grupo de pesquisa CICATRIZAR - Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais.

Publicado

17-05-2023

Como Citar

1.
Leôncio Araújo Fontes T, Guitton Renaud Baptista de Oliveira B, Fernandez de Oliveira M, Alves da Silva M, Ramiro Gomes da Silva A, Maiara Ferreira Barreto Pires B. CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO DE ESCOPO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 17º de maio de 2023 [citado 26º de abril de 2024];97(2):e023083. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1702

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO