Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076

Palavras-chave:

Contribuições, Programa de Extensão, Educação Matemática, Formação inicial docente

Resumo

É notória a defasagem no ensino de Matemática nas escolas, o que leva muitos professores a se perguntarem, diariamente: “Como ensinar Matemática? ou “O que devo fazer para que os meus alunos aprendam esse conteúdo de Matemática?”. Por isso, não se pode deixar de pensar e de criar projetos/estratégias que fortaleçam o ensino de Matemática, pois a mesma é indispensável na formação do ser humano. Para tanto, existe a extensão universitária, que possibilita uma contribuição para a formação do discente que a vivencia, por meio de experiências desenvolvidas, que fortalecem o conhecimento do aluno e que visam promover a relação entre a universidade e a comunidade externa. A observação e a participação nas ações de extensão realizadas no Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, vinculado ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE – LaboMática, levou-nos ao seguinte questionamento: quais as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e comunidade externa? Diante dessa pergunta, este trabalho teve como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, dos anos de 2018 e 2019, na formação de licenciandos e na comunidade externa. O artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, em que foram observadas ações realizadas interiormente e exteriormente à FECLESC. Assim, observaram-se várias atividades proporcionadas pelo Programa e suas contribuições na disseminação de metodologias para o ensino de Matemática e o Programa ainda colaborou para aperfeiçoar a formação inicial e continuada dos envolvidos no projeto, destacando-se a importância da extensão universitária e percebendo-a como uma peça fundamental na formação do professor, pois ela o aproxima do fazer docente e também rompe a distância entre universidade e comunidade externa, entre universidade e escola.

Palavras-chave: Contribuições; Programa de Extensão; Educação Matemática; Formação inicial docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Anderson Oliveira Silva, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).

Dianara Figueirêdo Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Quixadá - CE. Membro do: Grupo de Estudo em Educação Matemática da FECLESC (GEEM), do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) -UECE e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docente (FORPRO) - (UECE). Atualmente tem interesse nas seguintes áreas de pesquisas: Educação Matemática, História da Matemática e Formação de Professores, História da Matemática no Brasil, História da Matemática e Ensino.

Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor (2015) e Mestre (2005) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Planejamento Educacional (1997) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); e Licenciado em Pedagogia (1993) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Professor Adjunto J da UECE, no curso de Pedagogia da FECLESC, em Quixadá-CE; Professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá; Pesquisador em Educação Matemática, vinculado a dois grupos de Pesquisa: Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO/UECE/FECLESC); e Grupo de Educação Matemática do Multimeios (GEM²/UFC/FACED). Coordenador do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática), do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM) e do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, na FECLESC. Atua, principalmente, na formação inicial e continuada de professores, em Educação Matemática.

Referências

CALIXTO, G. Malba Tahan: o homem que calculava e contava histórias. VI Semana de Ciências do Sertão Central. Quixadá: FECLESC, 1999. Ano X da FECISC.

FREIRE. D. F; COELHO, M. G. M. O Programa de Extensão do LABOMÁTICA/FECLESC e sua influência na formação inicial de seus bolsistas. In: Jornada de Matemática do IFCE, campus Cedro, 2., 2018, Ceará. Anais... [s.n], 2018, p.1-6.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 3-38.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

PENTEADO, M. G.; BORBA, M. de C. Informática e Educação Matemática. 5. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 104p.

SOUZA, A. A. de et al. Refletindo sobre a importância da pesquisa na formação e na prática docente. Revista Eletrônica de Ciências e Educação-RECE, Campo Largo, v. 10, n. 1, p. 77-97, jul. 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SILVA, A. A. O.; FREIRE, D. F.; SOUSA, F. E. E. de. Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 534–549, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5076. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

GT03 - Educação Matemática no Ensino Superior