OS AGENCIAMENTOS EM PONCIÁ VICÊNCIO

Autores

  • Luciano Nogueira Universidade Estadual de Santa Cruz Membro do grupo de pesquisa LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA: ENCRUZILHADAS EPISTEMOLÓGICAS, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA).

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i17.7028

Resumo

Este estudo é o resultado da análise do romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, tendo como foco os agenciamentos revelados pela obra para a constituição da subjetividade da protagonista e, por extensão, da subjetividade afro-brasileira, uma vez que o tema do romance vincula-se à presença do segmento afrodescendente nas situações em que é confrontado com os poderes instituídos. A análise fundamentou-se, sobretudo, no conceito de agenciamento para auxiliar na compreensão das linhas de força da literatura negra: agenciamentos coletivos de enunciação, coeficientes de desterritorialização e reterritorialização, e predominância do político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Nogueira, Universidade Estadual de Santa Cruz Membro do grupo de pesquisa LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA: ENCRUZILHADAS EPISTEMOLÓGICAS, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA).

Graduado em Letra pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

12/01/2016

Como Citar

Nogueira, L. (2016). OS AGENCIAMENTOS EM PONCIÁ VICÊNCIO. Revista De Letras Norte@mentos, 9(17). https://doi.org/10.30681/rln.v9i17.7028