Ditadura militar: estado de exceção para o Pantanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v13i27.12522

Palavras-chave:

Ditadura militar. capitalismo. estado de exceção. rio Taquari. Pantanal

Resumo

Este artigo tem como objeto os impactos do estado de exceção, reconhecido na ditadura militar brasileira, sobre o ecossistema do Pantanal. Logo, partindo da hipótese de que o estado de exceção não se restringe ao campo dos direitos políticos, mas a todos os ramos do direito, inclusive o direito ambiental. O objetivo geral é demonstrar que o estado de exceção não se restringe a ramo específico do direito, pois sua existência depende da suspensão de todo o ordenamento jurídico, ainda que se possa nota-lo mais facilmente sobre as liberdades individuais e coletivas, por exemplo. O objetivo específico é a demonstração de que o estado de exceção, no âmbito do direito ambiental, promoveu a destruição da bacia do alto taquari e consequentemente do ciclo das águas do Pantanal por intermédio de políticas de incentivo a ocupação do Cerrado brasileiro que é onde se estrutura a bacia do rio taquari. Concluímos que num estado de exceção ocorre a suspensão de todo o ordenamento jurídico, ainda que só se perceba isso em determinados ramos do Direito como direito penal, processual penal, direitos políticos, com o objetivo de eliminar os indesejáveis que podem ser indivíduos, grupos, ou mesmo a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto de Oliveira Diniz, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Área de Concentração: Efetividade do Direito na linha de pesquisa: Ética, Linguagem e Justiça. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP (UNITOLEDO) na Área de Concentração: Prestação Jurisdicional no Estado Democrático de Direito; Linha de Pesquisa: Tutela Jurisdicional dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos - (2011). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008). Professor da Carreira de Magistério Superior do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) / Regional Jataí-GO. Coordena o Projeto de Pesquisa: Poder, Estado e Capitalismo: Impactos no Processo de Construção do Direito (PI03572-2019).

Estefênia Naiara da Silva Lino, Universidade de Rio Verde - UNIRV

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Área de Concentração: Efetividade do Direito na linha de pesquisa: Ética, Linguagem e Justiça. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP (UNITOLEDO) na Área de Concentração: Prestação Jurisdicional no Estado Democrático de Direito; Linha de Pesquisa Tutela Jurisdicional dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos (2011). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007) (UEMS) e em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) (UFMS). Professora Adjunta nível II na Universidade de Rio Verde - GO. Advogada. Atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, tutela jurisdicional, filosofia do direito, análise econômica do direito e direito ao desenvolvimento.

Sirlene Moreira Fideles, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (1994), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (em transição para Universidade Federal de Jataí) e do Centro de Ensino Superior de Jataí, advogada com Escritório de Advocacia, foi coordenadora do curso direito e da pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Jataí, foi diretora tesoureira da OAB Subseção Jataí-GO; foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás, foi conselheira e vice-presidente da Fundação Educacional de Jataí. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: contrato de trabalho, acidente de trabalho, trabalho rural, previdência social, terceirização etc.

Referências

BRASIL. Decreto nº 75.320 de 29 de Janeiro de 1975. Brasília: Poder Executivo, 1975.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal. Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (Pantanal) – PCBAP: análise integrada e prognóstico da Bacia do Alto Paraguai. Brasília: MMA/PNMA, 1997. v. 3, 369 p.

BRASIL. Agência Nacional de Águas. Implementação de práticas de gerenciamento integrado de bacia hidrográfica para o Pantanal e Bacia do Alto Paraguai ANA/GEF/PNUMA/OEA: programa de ações estratégicas para o gerenciamento integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai: relatório final. Brasília: TDA Desenho &Arte Ltda., 2004. 316 p.

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE - CNV. Relatório: textos temáticos: Texto 8 - Civis que colaboraram com a ditadura. Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 2, 416 p., Brasília: CNV, 2014.

CONCEIÇÃO, Edmir. História de MS é marcada pela efervescência política e movimentos sociais. Disponível em: <http://www.ms.gov.br/a-historia-de-ms/#:~:text=Criado%20em%201977%20e%20implantado,de%20MT%20e%20criou%20MS.>. Acesso em 15 de JUL. de 2020.

FORATO, Sheila. Assoreamento compromete 11 mil km² do Taquari. Disponível em: <http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/1741754:BlogPost:304707> Acesso em: 15 de MAR. de 2012.

FOSTER, John Bellamy. A ecologia da economia política marxista. Tradução de Pedro Paulo Bocca. In Monthly Review, v. 63, n. 4, Setembro de 2011.

GALDINO, Sérgio. Impactos ambientais e socioeconômicos na Bacia do Rio Taquari - Pantanal / Sérgio Galdino, Luiz Marques Vieira, Luiz Alberto Pellegrin, editores técnicos. - Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.

GATTI, Flavio. NUNES, Maria Aparecida. SOBRINHO, Rosangela Alves. Políticas territoriais e desenvolvimento regional no Estado de Mato Grosso. Disponível em: < https://www.unisc.br/site/sidr/2008/textos/149.pdf>. Acesso em: 15 de JUL. de 2020.

JESUS, Luiz Carlos Faria de. A Ocupação dos Cerrados o Polocentro e seus Impactos em Minas Gerais. Monografia apresentada ao Instituto de Economia da UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Ramos. Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - Instituto de Economia. Campinas – SP. 1988.

KARL, Marx. O Capital: Crítica da Economia Política: Livro I; Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 29 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2011.

MASCARO, Alysson Leandro. Crítica da legalidade e do direito brasileiro. São Paulo: Quartier Latin, 2003.

MASCARO. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MASCARO. Crise e Golpe. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

MASCARO. Todo direito é um golpe. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/25/alysson-mascaro-todo-direito-e-um-golpe/>. Acesso em 28 de FEV. de 2020.

OLIVEIRA, H. de; OLIVEIRA, F. D. A. de; SANO, E. E.; ADÁMOLI, J. Expansão da fronteira agrícola na bacia do alto Taquari utilizando o sistema de informações geográficas SGI/INPE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26. 1997, Rio de Janeiro. Viçosa: SBCS, 1997. 4 p. CD-ROM.

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 31 ed. São Paulo: Editora Brasiliense S. A. 1985.

RESENDE, E. K. de; SANTOS, D. C. dos. Diagnóstico da pesca e aspectos da biologia reprodutiva dos peixes da bacia hidrográfica do Rio Taquari, Mato Grosso do Sul, Brasil. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2002. 21 p. (Embrapa Pantanal, Documentos, 25). Disponível em:<http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/>. Acesso em: 15 Fev. de 2012.

REDAÇÃO TV MORENA. Técnicos do GTI da Bacia do Rio Taquari conferem "in loco" assoreamento. Disponível em: <http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&p=2&n=330666>. Acesso em: 15 de MAR. de 2012.

VIEIRA, L. M.; GALDINO, S.; PADOVANI, C. R. Utilização de pesticidas na agropecuária dos municípios da bacia do alto Taquari de 1988 a 1996 e risco de contaminação do Pantanal, MS, Brasil. Corumbá: Embrapa Pantanal. 2001. 53 p (Embrapa Pantanal. Circular Técnica, 27). Disponível em: <http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/>.Acesso em: 29 de Fev. de 2012.

WHITROW, G. J. O que é o tempo?: uma visão clássica sobre a natureza do tempo. Tradução: Maria Ignez Duque Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2005.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Diniz, C. A. de O., Lino, E. N. da S., & Fideles, S. M. (2021). Ditadura militar: estado de exceção para o Pantanal. Revista Videre, 13(27), 426–449. https://doi.org/10.30612/videre.v13i27.12522

Edição

Seção

Artigos