Resenha do livro: Lugar de Fala – Djamila Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.14960

Palavras-chave:

Feminismo. Lugar. Mulher negra.

Resumo

Esta resenha traz reflexões acerca do Livro lançado em 2017 por Djamila Ribeiro, que é o primeiro da coleção “Feminismos Plurais”, intitulado “Lugar de fala”, onde a autora abrange as interseccionalidades relacionadas as desigualdades raciais e de gênero a partir do olhar de autoras negras e de sua própria experiência enquanto mulher negra e também autora. Djamila traz nos três capítulos do livro diversas discussões e reflexões, dentre elas a importância do feminismo da mulher negra, o silenciamento e a invisibilidade histórica que esta parcela da população sempre esteve instituída. Lugar de fala é uma obra advinda da militância da própria autora e das outras mulheres destacas nos textos, buscando sempre uma representatividade nos diversos espaços da sociedade, onde a mulher negra sempre esteve sub representada ou teve sua participação anulada. Buscando representações teóricas negras, possibilitando o protagonismo feminino negro em locais que antes não eram permitidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lediane Pereira Ramos, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, 2018). Professora efetiva na Secretaria de Estado e Educação de Mato Grosso (SEDUC) desde 2018, atuando na Educação Básica no Ensino Fundamental e Médio. Possuo experiência em docência atuando principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Ex-bolsista do CNPQ no Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência da CAPES/UNEMAT (2014-2018). Possuo experiência na Educação Popular e Movimentos Sociais. Especialista em Docência do Ensino Superior e Teologia pela faculdade ÚNICA. Tutora acadêmica. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis - UFR.

Referências

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. Feminismos plurais. Coordenação: Djamila Ribeiro. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 3ª Reimpressão.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Ramos, L. P. (2023). Resenha do livro: Lugar de Fala – Djamila Ribeiro. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 234–238. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.14960