A gestão de uma força de trabalho envelhecida: qual o valor das práticas de gestão de recursos humanos para as diferentes faixas etárias de trabalhadores?

Autores

  • Ana Pinto ISCTE/IUL
  • Sara Ramos ISCTE/IUL
  • Sara Nunes Escola Superior de Gestão/IPCB

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2166

Palavras-chave:

Práticas de gestão de recursos humanos;, Envelhecimento da força de trabalho;

Resumo

Num futuro próximo, o envelhecimento da população terá consequências tanto a nível da população como da composição da força de trabalho e da escassez de competências. Com este estudo pretende-se investigar quais são as Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) que os trabalhadores reconhecem existir nas suas organizações, bem como, a importância que atribuem a cada uma dessas práticas de acordo com a sua idade.

Para isso, foi aplicado um questionário a 528 trabalhadores de várias empresas. Este estudo demostrou que as dimensões Formação; Recompensas, Reconhecimento e Participação e Avaliação de Desempenho são as PGRH mais valorizadas pelos trabalhadores de todas as idades. A dimensão Práticas Flexíveis de Trabalho é a que regista menor pontuação média para os trabalhadores mais velhos. A Segurança no Trabalho é a prática que todos os trabalhadores, mas especialmente os mais velhos, percebem como sendo aquela que está menos presente na organização.

Outra conclusão importante é que os trabalhadores atribuem um maior grau de importância às PGRH do que aquilo que eles percecionam existir na sua organização. Em termos práticos, podemos concluir que as PGRH disponíveis nas organizações não vão ao encontro das necessidades dos diferentes grupos etários.

Para visualização deste resumo em língua inglesa, selecione o ícone correspondente ao idioma no menu lateral direito.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Pinto, A., Ramos, S., & Nunes, S. (2014). A gestão de uma força de trabalho envelhecida: qual o valor das práticas de gestão de recursos humanos para as diferentes faixas etárias de trabalhadores?. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2166