BILINGUISMO EM CONTEXTO BIMODAL NO BRASIL: UMA POLÍTICA SUBVERSIVA DE DIREITO LINGUÍSTICO

Visualizações: 849

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4379

Palavras-chave:

Educação Bilíngue. Surdos. Línguas de Sinais. Formação de professores

Resumo

A inclusão escolar de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente pela condição bilíngue e bicultural destes alunos, que exige práticas diferenciadas na educação a partir de uma língua com modalidade visual que difere de uma lógica metodológica calcada em prática oralistas, consequentemente excludentes. Este trabalho pretende apresentar discussões iniciais sobre a natureza bimodal do bilinguismo do surdo enquanto projeto epistêmico do sistema educacional de forma a problematizar a formação docente como princípio norteador de práticas e metodologias que contemplem, de facto, as especificidades linguísticas dos alunos surdos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho bibliográfico, e que intersecciona entre as vozes vigotskianas da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação, e entre a reflexão sobre a legitimidade da diferença linguística dos surdos, sob os olhares críticos no campo do bilinguismo. Concluímos, preliminarmente, que é importante problematizar as propostas políticas educacionais brasileiras voltadas para as pessoas que se encontram em contextos de diversidade linguística. É necessário repensar esse modelo monolíngue vestido de uma abordagem bilíngue, que se configura a partir de questões político-sociais, as quais tentam normalizar as minorias linguísticas.

 

Palavras chave: Educação Bilíngue. Surdos. Língua de Sinais. Formação de professores.

Biografia do Autor

WOLNEY GOMES ALMEIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Estágio de Pós-Doutoramento em Educação Especial pela Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ); Especialista em Ciências neurológicas, Deficiências Múltiplas e Surdocegueira pela Universidade Cândido Mendes (MG); Licenciado em Letras pela Universidade Paulista; Bacharel em Comunicação Social pela UESC. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, ministrando a disciplina Libras; docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Mestrado Profissional em Letras- ProfLetras; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI); É intérprete e professor de Libras, possuindo certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras/LP e proficiência na docência de Libras - PROLIBRAS. Autor do livro O Guia-intérprete e a Inclusão da Pessoa com Surdocegueira; autor do livro didático - Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Editus) -, organizador do livro Educação e Inclusão: Desafios Possibilidades para a pessoa Surda; e do livro Educação de Surdos: Formação, Estratégias e Prática Docente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, Libras, educação de surdos e surdocegos, e guia-interpretação

Anabela Cruz Santos, Universidade do Minho

PhD em Estudos da Criança, Especialização em Educação especial na Universidade de Minho. Assistant Professor do Departamento de Psicologia da Educação e Especial Educação do Instituto de Educação da Universidade de Minho e integrado pesquisador doCentro de Pesquisa em Educação (CIEd). 

Referências

BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001.

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Diário Oficial da União: Brasília, 2002.

BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002 e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: Brasília, 2005.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

FREIRE, Alice Maria da Fonseca. Aquisição do português como segunda língua: uma proposta de currículo para o instituto nacional de educação de surdos. In: SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999, p. 25-34.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FRITZEN, Maristela Pereira. Desafios para a educação em contexto bilíngue (alemão/português) de língua minoritária. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 16, n. 2, p. 161-168, 2012.

GASS, Susan; SELINKER, Larry. Related disciplines. In: GASS, Susan; SELINKER, Larry. Second language acquisition: An introductory course. 3ª ed. New York: Routledge, 2008, p. 20-39.

GONZÁLEZ, Pablo Domínguez. Destrezas receptivas y destrezas productivas en la

enseñanza del español como lengua extranjera. Tenerife. 2008. Disponível em: < http://marcoele.com/monograficos/destrezas/>. Acesso em 09 dez

GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo: Plexus, 2007.

KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, Ana Cristina Balieiro, HARRISON, Kathryn Marie Pacheco, CAMPOS, Sandra Regina Leite de, TESKE, Ottmar (Org.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 56-61.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

MEIER, Richard P. Why different, why the same? Explaining effects and non-effects of modality upon linguistic structure in sign a speech. In: MEIER, Richard P.; CORMIER, Kearsy; QUINTO-POZOS, David (Org.). Modality and Structure in Signed and Spoken Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 1-25.

MUNDURUKU, Daniel. A escrita e a autoria fortalecendo a identidade, [s.d.]. Disponível em: < https://pib.socioambiental.org/pt/c/iniciativas-indigenas/autoria-indigena/a-escrita-e-a-autoria-fortalecendo-a-identidade>. Acesso em: 10 jan. 2017.

PEREIRA, Maria Ceres. A escola em contexto sociolinguisticamente complexo e o apagamento das minorias étnico-linguísticas na perspectiva do letramento. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 47-56, 2002.

PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos. (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

QUADROS, Ronice Muller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, 1996. Disponível em: <http://penclube.no.sapo.pt/pen_internacional/dudl.htm>. Acesso em: 20 jan. 2017.

UZAN, Alessandra Juliana Santos; OLIVEIRA, Maria do Rosário Tenório, LEON, Ítalo Oscar Riccardi. A importância da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) como língua materna no contexto da Escola do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DO VALE DA PARAÍBA, 12, 2008, Paraíba-PB. Disponível em: . Acesso em: 28 jun 2017.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

ALMEIDA, W. G., & Santos, A. C. (2020). BILINGUISMO EM CONTEXTO BIMODAL NO BRASIL: UMA POLÍTICA SUBVERSIVA DE DIREITO LINGUÍSTICO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 467–484. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4379