A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FORMA DE VANTAGEM COMPETITIVA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Alexandre Pinchemel Cerqueira Costa
  • Luiz Carlos Gambetta Universidade de Barcelona.

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.198

Palavras-chave:

Empresas brasileiras competitivas. Globalização. Internacionalização.

Resumo

A competitividade tornou-se um fator decisivo no cenário contemporâneo em meio ao processo de rápida mudança tecnológica e de globalização. O objetivo deste artigo é analisar como se deu e quais efeitos trouxeram o processo de internacionalização de empresas brasileiras na Era da Globalização. O estudo é baseado em livros, pesquisas exploratória e quantitativa e outras fontes disponíveis. Os resultados mostraram que foi benéfico a abertura de mercado com a política do neoliberalismo e constatamos que a internacionalização de empresas é uma forma estratégica que lhes permite ampliar as fronteiras da rentabilidade e da competitividade, seja em termos de custos de mão de obra, capital, inovação dos processos administrativos e novas tecnologias. Muitas empresas já não têm espaço para crescer no mercado nacional e escolhem o território estrangeiro como alternativa de maior crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pinchemel Cerqueira Costa

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: alexandreintl@hotmail.com

Luiz Carlos Gambetta, Universidade de Barcelona.

Bacharel em Geografia pela Universidade de Várzea Grande. Pós graduando em Ensino de Jovens e Adultos pelo IBPGE, Diploma de Estudos Avançados em Geografía Humana, Planificació Territorial i Gestió Ambiental pela Universidade de Barcelona. E-mail: daros_it@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Costa, A. P. C., & Gambetta, L. C. (2016). A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FORMA DE VANTAGEM COMPETITIVA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, 6(4), 161–195. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.198

Edição

Seção

Artigos