PIBID E O CÍRCULO DE CULTURA NA PERSPECTIVA FREIRIANA CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE FUTUROS EDUCADORES PARAENSES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francimar Brito da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Gabriely Kaylane dos Santos Azevedo Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Tatiana do Socorro Correa Pacheco Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Dayana Viviany Silva de Souza Russo Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2636

Palavras-chave:

PIBID, Formação, Pedagogo, Identidade

Resumo

A presente produção acadêmica intenta relatar uma das vivências experienciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID implementado em uma escola pública de educação básica em Belém do Pará. Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo com fundamentação teórica central na perspectiva freiriana do círculo de cultura. Desse modo, e com intuito de respaldar as intervenções pedagógicas realizadas com crianças do 2º ano do ensino fundamental participantes do programa, pretende-se confirmar a proposição de que o PIBID, através do método do círculo de cultura de Paulo Freire, numa perspectiva de uma formação contextualizada, ética e estética de graduandos de pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, contribui para a construção identitária de pedagogos em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francimar Brito da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bolsista PIBID, Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém/Pará/Brasil.

Gabriely Kaylane dos Santos Azevedo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bolsista PIBID, Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém/Pará/Brasil.

Tatiana do Socorro Correa Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ICED/UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Belém/PA/Brasil

Dayana Viviany Silva de Souza Russo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ICIBE/campus Belém/Pará/Brasil

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. Disponível em: https://www.academia.edu/7881683/O_que_é_educação_Carlos_Rodrigues_Brandão?uc-g-sw=34567270. Acesso em: 15 fev. 2024.

BRASIL. PORTARIA Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Publicacao_no_DOU_1691532_PORTARIA_N__83__DE_27_DE_ABRIL_DE_2022.pdf. Acesso em: 08 jan. 2024.

DAUTRO, G. M.; LIMA, W. G. M. A teoria psicogenética de wallon e sua aplicação na educação. Anais V CONEDU, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46160. Acesso em: 10 fev. 2024

PARÁ. CEE. Documento Curricular do Estado do Pará-DCEP: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Governo do Estado do Pará. Conselho Estadual de Educação do Pará. 2 ed. Secretaria de Estado de Educação do Pará: Belém, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada Vida. Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1998. Disponível em: https://www.coletivopaulofreire.org/SME/acervo-paulo-freire/obras-de-paulo-freire. Acesso em: 16 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

PACHECO, Tatiana do Socorro Correa; RUSSO, Dayana Viviany Silva de Souza. As histórias de nós todos” por círculos de cultura: Experiências teórico-práticas na educação básica como provimento da leitura, escrita e gosto pelas histórias. PIBID/UFRA. Belém, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Programa PIBID. 2019. Disponível em: https://proen.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=168:programapibid&catid=2&Itemid=328. Acesso em: 11 jan. 2024.

MONTÃO, Luana Costa Viana. Refletindo sobre a observação no contexto do estágio supervisionado obrigatório realizado em ambiente educacional. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89585. Acesso em: 07 mar. 2024

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Silva, F. B. da ., Azevedo, G. K. dos S. ., Pacheco, T. do S. C. ., & Russo, D. V. S. de S. . (2024). PIBID E O CÍRCULO DE CULTURA NA PERSPECTIVA FREIRIANA CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE FUTUROS EDUCADORES PARAENSES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2636