OS DIÁRIOS DIALOGADOS: AS VOZES DOS ESTUDANTES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Eliete Correia dos Santos UEPB
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35947

Palavras-chave:

Diário dialogado, Transposição Didática, Processo ensino-aprendizagem, Interacionismo Sociodiscursivo, Vozes

Resumo

RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar, nos diários dialogados, a voz dos alunos quanto à prática pedagógica do ensino de língua vernácula.  Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com duas turmas de alunos matriculados no 1º período do curso de Arquivologia da UEPB cujos diários foram elaborados a partir das aulas de Oficina de Texto. O corpus é formado por sessenta diários. Revisa o conceito da transposição didática e de recontextualização; as condições de produção do texto são baseadas no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).  Concluímos que os diários dialogados possibilita o sujeito emergir como alguém que é (re)instituído através das várias práticas discursivas das quais participa e  busca expressar reações e emoções, que emite avaliar diversos textos, relacionando o que é dito a alguma experiência pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, UEPB

Doutoranda em Linguística (PROLING/UFPB/CAPES) e Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora da UEPB/CCBSA/Campus V e atua nas disciplinas  de Oficina de Texto I e II. Tem experiência também em Redação Publicitária e Jornalística. Membro dos grupos de pesquisa: Arquivologia e Sociedade, Estudos em Arquivologia e Sociedade – GEAAS, na Univer­sidade Estadual da Paraíba e do Grupo de Pesquisas em Lin­guagem, Enunciação e Sociointeracionismo/GPLEI da UFPB e atua na linha de pesquisa: Discurso e Sociedade (UFPB).

Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É professora adjunta IV da Univer¬sidade Federal da Paraíba - Campus I em João Pessoa. Participa do Programa de Pós-Graduação em Linguísti¬ca - PROLING na área da Linguística e Práticas sociais na Linha de pesquisa Discurso e Sociedade com ênfase em Linguagem, Discurso, Interação e Sentido. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI. Atualmente, participa de Estágio Pós-doutoral na UnB com pesquisa sobre leitura e formação docente.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

SANTOS, E. C. dos; ALMEIDA, M. de F. OS DIÁRIOS DIALOGADOS: AS VOZES DOS ESTUDANTES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 045–063, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35947. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35947. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários