A Utilização de Ferramentas Hiperculturais no Ensino de Mecânica Quântica: Investigação do Aprendizado de Representações, Drivers e Conceitos Quânticos.

Autores

  • Robson Trevisan PPGECIM/ULBRA
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto PPGECIM/ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53521

Palavras-chave:

Bancadas virtuais, mediação hipercultural, mecânica quântica, Teoria da Mediação Cognitiva.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar quais representações e drivers são adquiridos ou modificados após a utilização de ferramentas hiperculturais sob a forma de bancadas virtuais. Para tanto, escolhemos como conteúdo de conhecimento o comportamento dual da matéria e da radiação eletromagnética, tópico fundamental da Mecânica Quântica, dentro do currículo de estudantes de licenciatura em física. O referencial teórico adotado para leitura dos dados foi a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), buscando explicar como a mediação por computador modifica a estrutura cognitiva dos estudantes. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sob os pré-testes, os pós-testes e a análise dos gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo gravadas durante as entrevistas do pós-teste. Verificamos mudanças de drivers psicofísicos   e   culturais   já   existentes,   proporcionando,   portanto,   uma   evolução conceitual, evidenciada pelos alunos durante os testes e as entrevistas. Apesar desse resultado positivo, observamos que ambos os softwares utilizados não são suficientes para a aquisição de novas representações e drivers microscópicos pelos alunos, possivelmente pela maneira como esses softwares representam um fenômeno físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

TREVISAN, R.; SERRANO DE ANDRADE NETO, A. A Utilização de Ferramentas Hiperculturais no Ensino de Mecânica Quântica: Investigação do Aprendizado de Representações, Drivers e Conceitos Quânticos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53521. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53521. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação