Avaliação microestrutural e das propriedades mecânicas do aço if, laminado a frio e recozido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7320221430213-225

Resumo

Nos dias atuais, os bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos e outros) vêm sofrendo uma contínua evolução tecnológica e para atender às necessidades da humanidade novos materiais estão sendo desenvolvidos para se ter custo relativamente baixo cujo desempenho atenda aos requisitos solicitados. Na produção desses tipos de bens de consumo, as chapas laminadas de aço têm aplicações praticamente universais, pois podem assumir as mais variadas propriedades atendendo diversas aplicações. No entanto, o setor industrial que utiliza tal material tem ficado cada vez mais exigente, tanto em relação ao custo; quanto em relação ao aprimoramento das propriedades mecânicas das chapas. Com isso, se faz necessário caracterizar a microestrutura das chapas laminadas de aço e examinar suas propriedades mecânicas com o objetivo de se verificar o atendimento delas às exigências tecnológicas das indústrias atuais. Neste trabalho foi estudada a chapa de aço IF laminada a frio e recozido, a fim de verificar sua capacidade em atender o mercado tanto na resistência mecânica como na alta capacidade de deformação. Após os ensaios metalográficos e mecânicos realizados foi verificado que o material estudado é capaz de atender essas exigências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Torres de Oliveira, UGB, Centro Universitário Geraldo di Biase CEFET/RJ, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2002) e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é coordenador do projeto voluntário preparatório para o ENEM na CEPV, professor de ensino superior do Centro Universitário Geraldo di Biase. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: recristalização, usinagem, torneamento, gerenciamento da rotina, procedimento operacional, segurança industrial, gestão da qualidade e gestão ambiental (resíduos sólidos industriais).

Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira, UniFoa, Centro Universitário de Volta Redonda

Engenheira Metalurgista (2003) e Mestre (2004) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Doutorado (2009) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP/Capital) e Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior (2020). Atua desde 2013 como coordenadora voluntária em um projeto social preparatório para o ENEM. No Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) é professor Doutor desde 2015. No Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) é professor Doutor desde 2013. Em ambas faculdades atua como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e Trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica nos seguintes temas: ferramentas da gestão da qualidade, ferramentas do planejamento estratégico, engenharia econômica e análise de investimento, gestão ambiental/gerenciamento de resíduos industriais, gestão da manutenção, conformação mecânica, processos de fabricação, caracterização microestrutural e propriedades mecânicas dos metais, material conjugado não-metálico. Já atuou como Engenheira de Assistência Técnica Plena (2011/2012) na Novelis (líder mundial em laminados de alumínio) em Pindamonhangaba no Sistema de Gestão Integrada ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001, devolução de bobinas de alumínio e análise de defeitos.

José Mauro Moraes Junior, UFF, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2008), e doutorado em Ciências em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2018). Experiência na área de engenharia metalúrgica com ênfase em processos de fabricação, soldagem, ensaios mecânicos, caracterização microestrutural e desenvolvimento de ligas metálicas.

Leone Arthur Mattos, CSN, Companhia Siderúrgica Nacional

Possui graduação em Engenharia de Produção e formação Técnica em Metalmecânica. Atualmente é Engenheiro I da Companhia Siderúrgica Nacional atuando na área de desenvolvimento de produtos, processos, atendimento técnico ao cliente e gestão da qualidade. Tem experiência na área de Materiais e Metalurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: analises metalográficas, ensaios mecânicos, ensaios não destrutivos, soldagem e controle estatístico de processos.

Rafael de Sousa Carvalho, UGB, Centro Universitário Geraldo di Biase

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Mecânica pela SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro(2014) e ensino-medio-segundo-graupela C.E. Iracema Leite Nader(2014). Atualmente é do Centro Universitário Geraldo di Biase e Bolsista FAPERJ do Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Mecânica.

Referências

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. E112: Standard Test Methods For Determining Average Grain Size. Pensilvânia: ASTM, 2012.

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. E643: Standard Test Method for Ball Punch Deformation of Metallic Sheet Material. Pensilvânia: ASTM, 1984.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5915-2: Chapas e bobinas de aço laminadas a frio – Parte 2: Aços para estampagem. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 6508-1: Materiais metálicos – Ensaio de dureza Rockwell – Parte 1: Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6892: Materiais metálicos – Ensaio de Tração. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

BASTOS, Alexandre Lundgren. Análise do processo de estampagem de chapas de aço através da curva limite de conformação. 2009.148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

CHIAVERINI, Vicente. Aços e ferros fundidos. 7ª Ed. São Paulo: ABM, 1998.

COLPAERT, Hubertus. Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns. 4ª Ed. São Paulo: Blucher, 2008.

DIAS, et al. Textura e comportamento mecânico de aços IF estabilizados ao Ti e Nb-Ti. Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 294-301, out.-dez. 2012. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2012.044.

GORNI, Antônio Augusto. Novos aços ferríticos garantem alta resistência e conformabilidade a chapas finas laminadas a frio. Revista Corte e Conformação de Metais, p. 28-45, set. de 2010. Disponível em: < http://www.gorni.eng.br/Gorni_CCM_Set2010.pdf>. Acesso em: 12 de jan. 2023.

MORAES, Alter Lopes de; CARVALHO, Felipe Azevedo de. Análise da microestrutura e das propriedades mecânicas do aço IF-Nb/Ti. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2016.

OLIVEIRA, Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira. Evolução da microestrutura e da textura durante a laminação a frio e a recristalização de alumínio com diferentes níveis de pureza. 2009. 261 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

OLIVEIRA, Antônio Fabiano de. Caracterização de um aço IF após a relaminação no laminador de encruamento. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SARDINHA, Nina do Amaral. Comparação da textura e propriedades mecânicas de um aço IF para estampagem resultante da laminação convencional e assimétrica. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) – Secretaria de Ciência e Tecnologia, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2012.

SILVA, André Luiz V. da Costa e; MEI, Paulo Roberto. Aços e ligas especiais. 2ª Ed. São Paulo: Blücher, 2006.

Downloads

Publicado

2023-05-19