A imigração árabe no Brasil: balanço da produção acadêmica (1970-2020)

Autores

  • Samira Adel Osman UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v13i2.1058

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar preliminarmente a produção acadêmica brasileira sobre a imigração árabe para o Brasil, a partir das primeiras dissertações e teses até os trabalhos mais recentes, com a intenção de realizar um balanço historiográfico dessa produção e suas contribuições para o estudo da imigração, de modo geral, e da imigração árabe, de modo particular.

Biografia do Autor

Samira Adel Osman, UNIFESP

Docente de História da Ásia- EFLCH (Depto de História)

Referências

ABINADER, Luiz. Os libaneses. SP: Revista dos Tribunais, 1951.

ABREU, Maria Youssef. Interferências no Português Falado por imigrantes libaneses em Situação de Contato Sociolinguístico em Londrina. Dissertação (Mestrado em Letras Orientais), 2011.

AB’SABER, A.N. São Paulo: ensaios entreveros. SP: EDUSP, 2004.

ALBERT and SHEHADI, Nadim. The Lebanese in the world: a century emigration. London: The Centre for Lebanese Studies, 1992.

ALMEIDA, Regina Geraissati Castro de. Um artífice na Urbanização paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1985-1949). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de São Paulo, 2016.

ALMA, Nádia Moussa. A imigração árabe-muçulmana na cidade de São Paulo: a influência religiosa nos contatos interétnicos e etnolinguísticos dos imigrantes. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de São Paulo, 2005.

ANDRADE, Sara Freire Simões de. (Des) orientes no Brasil: visto de permanência dos libaneses na ficção brasileira. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Universidade de Brasília, 2007.

ARAÚJO, Oscar Egídio de. "Enquistamentos Étnicos". In: Revista do Arquivo Municipal de São Paulo. SP, mar.1940, nº 6, p.231.

ARAÚJO, Valmir Freitas de. Memória da Imigração Síria e Libanesa nos Vales dos Rios Acre e Paraná – 1900-1975. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, 2015.

AZEVEDO, Amanda Carvalho. Trauma e testemunho em Dois irmãos, de Milton Hatoum. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

BARBOSA, Francirosy Campos. Imagem oculta: relação entre muçulmanos e a imagem fotográfica. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, 2001.

BARBOSA, Joelma. Carmo. de Melo. Reassentamentos urbanos de imigrantes palestinos no Brasil: um estudo de caso do “campo” de Brasília. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010.

BARBOSA, Raul Félix. Vidas Refugiadas: Integração de Sírios Ortodoxos no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo, 2017.

BASTANI, Tanus Jorge. O Líbano e os Libaneses no Brasil. RJ: Estabelecimento de Artes Gráficas, 1945.

BASTIDE, Roger e FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em São Paulo. Ensaio sociológico sôbre aspectos da formação, manifestações atuais e efeitos do preconceito de côr na sociedade paulistana.SP: Companhia Editorial Nacional,1959.

BRAGA, Joyce Silva. Identidade, exílio e memória: representações da cultura árabe na ficção brasileira contemporânea. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira), 2015.

BRANDÃO, Gilberto Anderson. Sírios e Libaneses em Cuiabá: Imigração, Espacializações e Sociabilidade. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Mato Grosso, 2007.

BORGES, Lucimara Antônia. Religião e vocação para o comércio: elementos para a construção da identidade de imigrantes muçulmanos em Goiás. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Goiás, 2004.

CALDEIRA, Tatiana Salgueiro. Rede de histórias: identidade e memórias no romance Dois irmãos de Milton Hatoum. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.

CALEGARI, Marília. Com lenço e com documento: condições de vida da população refugiada síria em São Paulo. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Estadual de Campinas, 2018.

CAMPOS, Francirosy. Entre arabescos, luas e tâmaras – Performances Islâmicas em São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, 2007.

CASTRO, Alexandre de Almeida. As-Salamu Ayakum! Compreendendo o sistema de atividade de acolhimento, inserção e adaptação dos refugiados sírios ao Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2016.

CASTRO, Cristina Maria de. A Construção de identidades muçulmanas no Brasil: um estudo das comunidades sunitas da cidade de Campinas e Bairro Paulistano do Brás. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, 2007.

CHAGAS, Gisela Fonseca. Conhecimento, identidade e poder na comunidade muçulmana sunita no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, 2006.

CHOAIRY, Chafic. De “Turcos” a “Mascates”: o questionamento da Identidade sírio e libanesa em Piracicaba (1989-1930). Dissertação (Mestrado em Sociologia) -Universidade Federal de São Carlos, 2013.

CRUZ, Rodrigo Ayupe Bueno da. Brimos em Minas: Processos de construção identitária na Comunidade Árabe de Juiz de Fora. Dissertação (Mestrado em Antropologia ) – Universidade Federal Fluminense, 2013.

DORNELAS, Juliana Gomes. Na América, a esperança: os imigrantes sírios e libaneses e seus descendentes em Juiz de Fora, MG (1890-1940). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008.

DUOUN, Taufic. A imigração sírio-libanesa às Terras da Promissão. SP: Tipografia Árabe, 1944.

EL GABALY, Maged Talaat Mohamed Ahmed. Mobilidades culturais e alteridades em Relato de um certo Oriente e sua pré-tradução árabe. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Letras Clássicas e Vernáculas) – Universidade de São Paulo, 2012.

EL KADI, Nagila Ibrahim. A imigração drusa: passos e traços – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1997.

_______________________. Migrantes Libaneses Drusos no contexto paulistano: entre rupturas e identidades. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, 2014.

ELKHOURI, Rosemary Nader. Os Libaneses em São José dos Campos: A História dos que imigraram entre 1950-1970. Dissertação (Mestrado em Letras Orientais) -Universidade de São Paulo, 2011.

ESPINOLA, Cláudia Voigt. O véu que (des) cobre: uma etnografia da comunidade árabe-muçulmano em Florianópolis. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

FAUSTO, Boris. Historiografia da Imigração para o Brasil. SP: IDESP, 1991

FARHAT, Emil. Dinheiro na estrada: uma saga de imigrantes. SP:T.A. Queiroz, 1987. FERES, Assis. O mascate. SP: Laiazul, 1970.

FERES, Opazia Chain. Recuperação de uma obra: O mascate – Poema de Assis de Feres. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – Universidade de São Paulo, 2000.

FERNANDES, Florestan. "A aculturação dos sírios e libaneses em São Paulo". Revista Etapas, ano I, nº 11.

FERNANDES, Florestan. “O Brasil e o Mundo Árabe”. Palestra proferida na I Semana do Mundo Árabe e Inauguração do Centro Brasileiro de Estudos Árabes. USP, 27.03.1967. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/126553 acessado em 15 de maio 2020.

FERNANDES, Valéria de Oliveira. (re) construção de identidade de imigrantes na região de fronteira: um estudo a partir da Escola Árabe de Foz do Iguaçu. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2014.

FERREIRA, Adriana de Oliveira. Estudo da Selfie como narrativa autobiográfica e testemunhal: o caso dos refugiados sírios. Dissertação (Mestrado em Comunicação e linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, 2017.

FERREIRA, Liliane Edira. Do balcão à mesa: imigrantes e descendentes de sírios e libaneses na construção de uma identidade na Grande Florianópolis (1910-1950). Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

FORTUNATO, Elissa Macedo. Integração de refugiados no Brasil: a construção de políticas públicas e a visão dos refugiados Sírios. Dissertação (Mestrado em Estudos Árabes) - Universidade de São Paulo, 2019.

FRANCISCO, Júlio César Bittencourt. Dos Cedros aos Pampas: Sírios e libaneses no Rio Grande do Sul integração e identidade (1890-1949). Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017.

FRANKLIN, Ruben Maciel. “Gallegos”, “Gombadres” e Negócios: os imigrantes libaneses na praça mercantil da cidade de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Ceará, 2011.

GANDRA, Marcio José Arruda. A construção das identidades na Amazônia brasileira em Dois irmãos de Milton Hatoum e em A selva de Ferreira de Castro. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.

GHANEM, Sadalla Amin. Impressões de Viagem (Líbano-Brasil). Niterói: Gráfica Brasil, 1936.

GATTAZ, André Castanheira. História Oral da Imigração Libanesa para o Brasil 1880-2000. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, 2001.

GREIBER, B.L.,MALUF, L. S. e MATTAR, V. Memórias da Imigração: Libaneses e Sírios em São Paulo. SP: Discurso Editorial, 1998.

GOMES, Melissa Neves. Análise de enquadramento da cobertura jornalística: a nova vida de refugiados sírios que vieram para o Brasil nos Portais G1 e BBC Brasil (2012-2017). Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.

GOULART, José Alípio. O mascate no Brasil. RJ: Conquista, 1967.

GUARESCHI, Tupiara. Imigração árabe em Foz do Iguaçu: a construção de uma identidade étnica. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguagem) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2006.GUILHERME DE ALMEIDA. "Cosmópolis: O Ghetto". In: O Estado de S. Paulo, 31.05.1929, p.4.

HADJAB, Patrícia. Dário El-moor. Alimentação, Memória e Identidades Árabes no Brasil. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília, 2014.

HAJJAR, Claude Fahd. Imigração Árabe: 100 anos de reflexão. SP: Icone, 1985.

HAMID, Sônia Cristina. (Des) integrando Refugiados: Os processos do Reassentamento de Palestinos no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasil, 2012.

__________________. Entre a Guerra e o Gênero: Memória e Identidade de Mulheres Palestinas em Brasília. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, 2007.

HAZIN, Hissa Mussa. Imigrantes palestinos, identidades brasileiras: compreendendo a identidade Palestina e suas transformações. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, 2016.

HITTI, Philip K. The Syrians in America. NY: Georg H. Doran, 1924.

____________ Os árabes. SP: Cia Editora Nacional, 1948.

____________ History of Syria, includyng Lebanon and Palestine. NY: Mac Millan, 1951.

HOURANI, Albert. Syrian and Lebanon: a political essay. London: Oxford Un.Press, 1946.

IANNI, Octavio. Entrevista- “Octavio Ianni: o preconceito racial no Brasil”. In: Estudos Avançados 18 (50), 2004.

IEGELSKI, Francine. Tempo e Memória, Literatura e História. Alguns apontamentos sobre Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. Dissertação (Mestrado em Letras Orientais) – Universidade de São Paulo, 2007.

JALIL, Samira Abdel. Línguas, Identidades culturais, migrações e narrativas: um estudo sobre falantes de árabe em Foz do Iguaçu. Tese (Doutorado em Linguística) -Universidade Estadual de Campinas, 2018.

JARDIM, Denise Fagundes. Palestinos no extremo sul do Brasil: identidade étnica e os mecanismos de produção da etnicidade – Chuí- RS. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

JARNAGIN, Laura, LESSER, Jeffrey. Immigration, Ethnicity, and National Identity in Brazil, 1808 to the Present., The American Historical Review, v. 119, p.1749–1750, 2014.

JORGE,Salomão. Álbum da Colônia Sírio Libanesa no Brasil. SP: Soc. Impressora Paulista, s/d.

KAARAN, Amin Ibrahim. A distribuição sócio espacial dos imigrantes libaneses na cidade do Rio de Janeiro entre 1920 e 1940. Dissertação (Mestrado em História), 2000.

KEMEL, Cecília. Sírios e libaneses: aspectos da identidade árabe no sul do Brasil. Dissertação (Mestrado em Literatura e Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

KHOURI, Juliana Mouawad. Pelos Caminhos de São Paulo: A trajetória dos Sírios e Libaneses na cidade. Dissertação (Mestrado em Letras Orientais) – Universidade de São Paulo, 2013.

KHORY, Miguel Makhul. Coletânea Whadi Al Tanin. SP: Safady, 1984.

KLICH, Ignacio. “Introduction to the sources for the history of the middle easterners

in Latin America”. In Temas de Africa y Asia 2. FacuLtad de Filosofia y Letras, Universidad de Buenos Aires, 1993.

KNOWLTON, Clark. Sírios e Libaneses. SP: Anhambi, 1960.

KURBAN, Taufik. Ensaios e Biographias. SP: Soc. Impressora Paulista Ltda, 1937.

______________.Os Syrios e os Libaneses no Brasil. SP: Soc. Impressora Paulista Ltda, 1933.

LACAZ, Carlos S. Médicos Sírios e Libaneses do Passado: Trajetória em busca de uma Nova Pátria. SP: Almed, 1982.

LESSER, Jeffrey. “From pedlars to proprietors: Libanese, Syrian and Jewish immigrants in Brazil. in HOURANI, Albert and SHEHADI, Nadim. The Lebanese in the world: a century of emigration. London: The Centre for Lebanese Studies, 1992.

______________.A negociação da Identidade Nacional: imigrantes, minorias, e a luta pela etnicidade no Brasil. SP: UNESP, 2001.

_______________. A invenção da brasilidade: identidade nacional, etnicidade e políticas de imigração. SP: UNESP, 2014.

MAGALHÃES, Marcelo Vieira. Sírios e Libaneses na cidade de São Luis (1985-1930): entre táticas e representações. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual do Ceará, 2009.

MARQUES, Jakson Hansen. Muçulmanos em Curitiba: uma análise das dinâmicas identitárias a partir do jornal Assiráj. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, 2010.

MARQUES, Vera Lúcia Maia. Conversão ao islam: olhar brasileiro, a construção de novas identidades e o retorno à tradição. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.

MONTENEGRO, Sílvia Maria. Dilemas identitários do Islã no Brasil: a comunidade muçulmana sunita no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

MOREIRA, Leandro. O islã no Brasil: os muçulmanos imigrantes e o islamismo em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, 2004.

MOURAD, Mamed Younes. Mohamed. Estratégias de sobrevivência e integração de refugiados sírios em Curitiba. Dissertação (Mestrado em Estudos Árabes) - Universidade de São Paulo, 2019.

MULLER, Fernanda. A viagem como imigração: relatos do viajante contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

NABHAN, Neuza Neif. O imigrante libanês em São Paulo. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de São Paulo, 1989.

NAKASHIMA, Henry Albert. Ad-Din Fi Qulub: o Islam em São Paulo. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.

NAME, Paula Carmo. A ascensão social dos imigrantes libaneses e sírios em São Paulo: relatos de memórias. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

NAMUR, Miriam. Sincretismo Cultural sob a óptica de gênero e imagens de mulheres na literatura-árabe brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2007.

NASSER FILHO, Omar. O crescente e a estrela na terra dos Pinheirais: os árabes muçulmanos em Curitiba. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, 2006.

NUNES, Heliane Prudente. Historiografia da Imigração Árabe nos Estados Unidos e no Brasil: uma perspectiva comparada. Textos de História, v. 4, n° 1 (1996): 149-180 Downloads/27736-Texto%20do%20 artigo-58176-1-10-20191022%20(2).pdf, acessado em 04 de junho de 2020.

_________________________. A imigração árabe em Goiás (1880-1970). USP, tese de doutorado, 1996.

OLIVEIRA, Marcio de. A Sociologia da Imigração no Brasil entre as décadas de 1940 e 1970. Sociologia. Porto Alegre, ano 20, n. 49, set-dez 2018, p. 198-228.

OLIVEIRA, Marco Aurélio. O mais importante era a raça: sírios e libaneses na política de Campo Grande, MS. Tese (Doutorado em História) - Universidade de São Paulo. 2001.

OLIVEIRA, Márcia Regina Cassanho de. Imigração sírio-libanesa em Campo Grande e o Clube Libanês. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Grande Dourados, 2010.

OLIVEIRA, Nara. Regina. Olmedo de. Foz do Iguaçu Intercultural: cotidiano e narrativas da alteridade. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

ORNELLAS, Manoelito de. Gaúchos e Beduínos: a origem étnica e a formação do Rio Grande do Sul. RJ: José Olympio, 1948.

OSMAN, Samira Adel. Caminhos da imigração árabe em São Paulo: história oral de vida familiar. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, 1998.

_________________. Entre o Líbano e o Brasil: dinâmica migratória e história oral de vida. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, 2006.

PEREIRA, Claudia Maria de Serrão. O processo de constituição do livro Dois Irmãos: Uma análise da paratropia criadora de Milton Hatoum. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, 2017.

PEREIRA, Lenora Silveira. A discreta presença de muçulmanos em Porto Alegre: uma análise antropológica das articulações de significado e da inserção do islamismo no pluralismo religioso local. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.

PETERS, Roberta. Imigrantes palestinos, famílias árabes: Um estudo antropológico sobre a recriação da tradição a partir das festas e rituais de casamento. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

PIMENTEL, Valderez Cavalcante. A aculturação do imigrante sírio no Piauí (estudo de caso). Teresina, PI: Projeto Petronio Portella, 1986.

POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. São Paulo, Editora Unesp, 2011.

PRATES, Daniele Abilas. O fio de Ariadne: Deslocamento, Heterotropia e Memória entre refugiados palestinos em Mogi das Cruzes, Brasil e Burj-Al-Barajneh, Líbano. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, 2012.

PRUDENTE, Mabel Pettersen. Das montanhas ao cerrado: recortes sociolinguísticos da comunidade árabe em Goiânia. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística). -Universidade Federal de Goiás, 2006.

QUEIROZ, Christina Stephano de. O caixeiro viajante da poesia, ou um estrangeiro inventado: ensaio biográfico brasileiro Jamil Almansur haddad (1914-1988). Tese (Doutorado em Letras Orientais) – Universidade de São Paulo, 2017.

RÊGO, Marildes Ferreira do. Memória da imigração de sírios e libaneses em Rondonópolis. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Mato Grosso, 2006.

RIBEIRO, Paula. Saara: uma paisagem singular no Rio de Janeiro- 1960—1990. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.

ROSA, Maísa Dassie. Memória da imigração: a trajetória do imigrante sírio-libanês em Altinópolis. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, 2001.

SAFADY, Jorge. A imigração árabe no Brasil 1880-1971. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, 1972.

____________. A cultura árabe no Brasil, Líbano e Síria. SP: Safady, 1971.

_____________. Antologia Árabe do Brasil. SP: Safady, s/d.

_____________. Coleção Brasil- Líbano- Síria. SP: Safady,1949.

_____________. Panorama da Imigração Árabe. vol. 1. SP:Safady, s/d.

_____________. O Café e o Mascate. vol. 2. SP: Safady, s/d.

______________. O Líbano no Brasil. SP: Safady, 1956.

______________. Panorama Completo da Imigração Árabe. SP: Safady, 1973.

SAFADY, Wadih. Cenas e cenários dos caminhos de minha vida. Belo Horizonte: St. Maria, 1966.

SALAWDEH, Omar Khattab, Manutenção e mudança na língua: um estudo da comunidade árabe em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, 1997.

SANTOS, M. A. A. Caminhos do interior: Sírios e libaneses em Rio Preto. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, 2004.

SARMENTO, Rosemari. A esquerda do pai: a narrativa de Lavoura Arcaica na literatura e no cinema. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura) – Universidade Caxias do Sul, 2008.

SCOFIELD, Rachid Ali . Modos de vida e integração social do imigrante: Libaneses em Teófilo Otoni. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2011.

SILVA, Cristiane Fernandes da. O Hibridismo Cultural em Lavoura Arcaica e Dois Irmãos: Representações do imigrante Libanês no Brasil. Dissertação (Mestrado em Estudo em Linguagem) – Universidade Federal Goiás, 2012.

SILVA, Ana Claudia de Oliveira da. Uma Luz na Escuridão: Ficção, memórias e (auto) biografia na escrita de Salim Miguel. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

SILVA, Gustavo Luiz de Oliveira. A condição do refúgio na perspectiva de refugiados da República Árabe da Síria acolhidos pelo Brasil. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito do Sul de Minas, 2017.

SILVA, Henry Marcelo Martins. O imigrante e a urbanização cafeeira em São José do Rio Preto (1912-1940). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, 2002.

SILVA, Juarez. Alexandre da. Comunicação Intercultural, memória e identidade: A Gestão da presença cultural de sírios refugiados no ABC Paulista. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2019.

SILVA, Luiza Maria. de Oliveira. Whady José Nassif na prefeitura de Uberaba. Administração pública municipal no Estado Novo. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

SILVA, Vinícius Alves. Migração e refugiados: Um olhar para a educação inclusiva no século XXI. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro Oeste, 2019.

SIMÃO, Martha. O mascate árabe: contribuição dos estudos sociolinguísticos. Tese (Doutorado em Linguística)- Universidade de São Paulo, 1994.

SOARES, Flávia Salum Carneiro. A implementação da responsabilidade de proteger pelo UNHCR na situação dos Refugiados da Guerra Civil na Síria. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2019.

SOARES, Gabriel Mathias. Trajetórias Migratórias e Construções Identitárias de Palestinos em Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Letras Orientais) – Universidade de São Paulo, 2013.

SOUZA, Roney Salina. Uma vida entre dois mundos: imigrantes sírios e libaneses em Dourados (1910-1980). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Grande Dourados, 2008.

TRUZZI, Mário Serra. Patrícios: Sírios e libaneses em São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, 1993.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Osman, S. A. (2021). A imigração árabe no Brasil: balanço da produção acadêmica (1970-2020). Revista Territórios E Fronteiras, 13(2), 236–255. https://doi.org/10.22228/rtf.v13i2.1058

Edição

Seção

Dossiê Temático