CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibid2023_4

Resumo

O trabalho buscou investigar as contribuições das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID  na formação dos licenciandos em Química. A pesquisa foi realizada com 6 bolsistas discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins.  Os dados foram coletados por meio da análise dos relatórios dos bolsistas. Ao analisar os seus relatos, foi possível identificar que a vivência dos alunos no campo de suas futuras atuações profissionais proporciona-lhes uma proximidade entre a teoria e a prática, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e a apropriação de metodologias de ensino que dialogam com as tendências pedagógicas atuais. De modo geral, os resultados sinalizam que a vivência  dos licenciandos no PIBID tem promovido a consolidação de uma iniciação à docência prática e, sobretudo, reflexiva permitindo compreender alguns processos inerentes à formação  docente.

Palavras-chave: PIBID-QUÍMICA, Formação docente, Universidade-Escola.

Biografia do Autor

Brenda dos Santos Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Bolsista PIBID/CAPES, Tocantins, Brasil.

Verenna Barbosa Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UnB, Tocantins, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

DA SILVA MELO, D., dos Santos Barbosa, B., & Barbosa Gomes, V. (2023). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS NA FORMAÇÃO DOCENTE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 2). https://doi.org/10.20873/pibid2023_4