Banner Portal
Condições de vida e saúde mental em contextos rurais
PDF

Palavras-chave

Resenha.

Como Citar

DIMENSTEIN, Magda; LEITE, Jader; MACEDO, João Paulo; DANTAS, Candida. Condições de vida e saúde mental em contextos rurais. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 151–158, 2018. DOI: 10.20396/sss.v16i1.8651478. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8651478. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

No cenário acadêmico há uma enorme escassez de investigações voltadas ao estudo das condições de vida e saúde mental das populações rurais. A maior parte dos estudos que tomam essas populações como foco se limita à discussão acerca da produtividade, sustentabilidade, agricultura familiar, violência no campo, conflitos agrários e fundiários. Em relação à saúde do trabalhador rural predominam pesquisas voltadas às morbidades associadas à aplicação múltipla e intermitente de agrotóxicos, dentre as quais estão as psiquiátricas e as tentativas de suicídio, bem como decorrentes da alteração tecnológica no campo e acidentes resultantes do processo de trabalho. Quando se trata de moradores de assentamentos de reforma agrária a desinformação é ainda mais evidente. Entretanto, esse grupo populacional apresenta vulnerabilidade considerável na medida em que tem uma trajetória de vida marcada pela precária condição de reprodução social e grande dificuldade de acesso às políticas e programas de saúde, educação, segurança, transporte, habitação, organização da produção, a despeito das ações governamentais desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para dar sustentação ao desenvolvimento dos assentamentos.

https://doi.org/10.20396/sss.v16i1.8651478
PDF

Referências

WHO (2010). Mental health and development: targeting people with mental health conditions as a vulnerable group. Geneva, Switzerland: WHO Press.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.