A condição precária da arte ou a insuficiência da obra
PDF

Palavras-chave

Corpo
Raça
Gênero
Arte contemporânea
Precariedade

Como Citar

COSTA, Luiz Cláudio da. A condição precária da arte ou a insuficiência da obra. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 185–204, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i1.8673779. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673779. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Meu objetivo com este artigo não são os artistas considerados vulneráveis no que tange à possibilidade de participação em coleções museográficas. Tampouco pretendo trabalhar acervos em condições de fragilidade no que tange sua proteção e conservação. Viso construir caminhos para uma teoria da arte alicerçada na vulnerabilidade de todo corpo, incluindo a obra, perpassada pelo fora, pela diferença, pela alteridade. Meu intuito é elaborar uma certa poética crítica na contemporaneidade que, sob a perspectiva da precariedade – vulnerabilidade de toda fronteira que faz conectar o dentro e o fora –, apresenta alternativas à lógica da individuação – seja relativa à obra, ao sujeito ou à comunidade. O termo “precariedade” apareceu nos discursos de artistas dos anos 1960 e 1970 no Brasil. Tomo como ponto de partida o pensamento e o trabalho de Lygia Clark que usou a palavra em 1963, mas abordo outras produções da década de 1970, chegando até os dias atuais. Parte-se do entendimento de que a obra de arte em sua condição precária apresenta a incerteza do processo, as falhas da expressão, os embaraços do tempo, exibindo ainda as marcas e os rastros das materialidades como sintoma de um movimento permeável entre a exterioridade e a interioridade, o que mostra um descentramento do “eu”.

 

https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8673779
PDF

Referências

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, J. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Tradução Andreas Lieber. 1º edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CLARK, L. Lygia Clark. Catálogo de exposição. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1998.

CLARK, L. et al. Opinião 66. Catálogo de exposição. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1966.

COSTA, L. C. da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quarte/Faperj, 2014.

COSTA, L. C. da. A condição precária da arte: corpo e imagem no século XXI. Belo Horizonte: Relicário, 2022.

ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Tradução Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 1971.

FANON, F. Pele Negra, máscaras brancas. Tradução Sebastião Nascimento e Raquel Camargo. São Paulo: Ubu, 2020.

LEITÃO, H.de A. L. O self no espaço compartilhado: a subjetividade relacional em Winnicott. Ecos, Campos dos Goytacazes, v. 7, n. 1, p. 48-58, 2017.

LOREY, I. State of insecurity: government of the precarious. Edinburgh: Verso, 2015.

MARQUES, A. M. A vida submarina. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

PAULA, D. Entrevista com Adriano Pedrosa. In: PEDROSA, A. et al. (Orgs.). Catálogo de exposição. Dalton Paula: retratos brasileiros. São Paulo: Masp, 2022.

SANTOS, V. Os retratos das mais excelentes vidas pretas do Brasil, desde Ganga Zumba até os dias atuais. In: PEDROSA, A. et al. (Orgs.). Catálogo de exposição. Dalton Paula: retratos brasileiros. São Paulo: Masp, 2022.

TODOROV, T. A vida em comum: ensaio de antropologia geral. Tradução Maria Angélica Deângeli, Norma Wimmer. São Paulo: Unesp, 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luiz Cláudio da Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.