Banner Portal
A dissidência e a cena
PDF

Palavras-chave

Dissidência
Cena contemporânea
Artes da cena

Como Citar

QUILICI, Cassiano Sydow; OKAMOTO, Eduardo; GERALDI, Silvia Maria. A dissidência e a cena. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/conce.v12i00.8675367. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8675367. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O crescente protagonismo das práticas cênicas que interrogam os campos das relações étnico-raciais, de gênero, sexualidade, das diferenças físicas, geracionais, de classe, assim como suas complexas articulações interseccionais, foi a questão que tematizou o presente dossiê. “Cenas dissidentes” – tema proposto pela professora Silvia Fernandes da Silva Telesi como editora convidada da Revista Conceição/Conception –, ao aproximar cena artística e políticas da diferença, procurou desassossegar hegemonias estéticas vividas como compulsórias e questionar espaços institucionalizados de produção artística, nem sempre permeáveis à diversidade cênica brasileira. Esta amostragem de investigações, embora sintética, apresenta um conjunto representativo e multifacetado de experiências, agentes e discursos que vêm articulando, no âmbito do pensamento e da prática, outros modos de dar existência a expressões cênicas que, há pouco mais de duas décadas, permaneciam invisibilizadas. Com a organização deste Dossiê, Silvia Fernandes nos presenteia não somente com o mapeamento de uma produção recente, como também mobiliza referências teóricas imprescindíveis para o aprofundamento de um pensamento em estreita ligação com a criação.

https://doi.org/10.20396/conce.v12i00.8675367
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conceição/Conception

Downloads

Não há dados estatísticos.